Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, junho 07, 2021

Frouxos e servis, jogadores recuam e aceitam jogar a Copa América pela seleção brasileira


Charge do Maringoni (Arquivo Google)

Jorge Béja

Não. Não posso perder tempo. Preciso escrever logo porque acabei de ouvir na televisão que os jogadores da seleção brasileira de futebol vão fazer um “manifesto” e, no entanto e mesmo assim, vão jogar a Copa América, essa disputa que do dia para noite veio parar no Brasil porque Argentina e Colômbia não aceitaram sediá-la.

Jogadores servis. Jogadores sem brios. Jogadores sem sentimento. Milhões e milhões de brasileiros sofrem com as mortes de quase meio milhão de outros tantos brasileiros e vocês, ainda assim, se curvam e decidem jogar a tal Copa América.

LUTO FECHADO – Não. Não posso aceitar. O Brasil está de luto. Luto fechado, permanente e indeterminado. Luto que aumenta a cada dia. E Copa América é festa. Festa do futebol. Festa em pleno luto, em plena dor. Sim, vocês venceram. Vocês e o vírus.

Mas saibam vocês, jogadores, que dos 160 artigos do Estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não existe um só artigo que trate dos direitos e garantias de vocês. Nem o Estatuto da CBF nem o Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro, código que está anexado ao Estatuto da CBF. Neles, Código e Estatuto, só constam deveres, obrigações e punições.

E vocês, servis, gente endinheirada, afortunada, atletas que ganharam fama e prestígio, nesta hora de luto não ficam do lado do povo. E preferem atuar, porque a grana é alta.

RESPOSTA SOFRIDA – Acabei de perguntar a uma vizinha que perdeu a irmã gêmea numa semana, na semana seguinte o cunhado (marido da irmã gêmea) e na semana que veio depois perdeu os três sobrinhos para a covid, perguntei a ela que ficou sozinha na vida e a família acabou, se ela aprovou a decisão dos jogadores. “Não, não aprovo. Só quem sofre é que entende de dor. E de dor eu entendo”. Foi a resposta que a sofrida e idosa vizinha me acabou de dar.

Dirão que a Copa América no Brasil não aumentará o risco do agravamento dos casos de Covid. Não é disso que se cuida aqui, embora os cientistas tenham se manifestado em sentido contrário: que vai aumentar, sim. E muito.

MOMENTO SINISTRO – A revolta e o inconformismo derivam do momento em que esta Copa vem para o Brasil. Em 1986, a Colômbia disse que não poderia sediar a Copa do Mundo de Futebol daquele ano, cujo sorteio se deu em 1982. Então, o Brasil foi consultado. E o governo brasileiro – governo também militar – recusou a oferta.

O presidente Figueiredo alegou que a situação econômica do país não era boa e o Brasil não estava preparado para o evento. E a Copa foi parar no México. E agora, que temos a situação econômica também muito ruim e um flagelo sanitário que beira 500 mil mortos? Estamos preparados?

 Meu Deus, por que o Brasil passa por tanta maldição?

Em destaque

Quaquá defende os irmãos Brazão e compra briga com Gleisi e Anielle

Publicado em 10 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Quaquá recebeu diversos membros da família Brazão...

Mais visitadas