por Cláudia Cardozo
Um dos operadores do esquema criminoso investigado na Operação Faroeste, Luiz Carlos São Mateus, foi flagrado oferecendo vacina contra a Covid-19. De acordo com o ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Carlos São Mateus teria afirmado que já obteve, por diversas vezes, acesso à vacina contra o coronavírus, através de laudos médicos fraudados de comorbidades.
Luiz Carlos São Mateus foi preso na manhã desta quinta-feira (17), em Barreiras, por cobrar sacas de soja de um profissional ligado ao grupo Horita. O pagamento, de aproximadamente R$ 1,5 milhão seria destinado ao juiz preso na Operação Faroeste, Sérgio Humberto de Quadros Sampaio (veja aqui).
Para o ministro Og Fernandes, relator da Faroeste, a prisão temporária do investigado é necessária diante de diversos delitos já cometidos. O pedido de prisão foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF). O órgão havia pedido a prisão preventiva - renovada a cada 90 dias, mas o ministro considerou que no caso, deveria ser aplicada a prisão temporária, de cinco dias, com possibilidade de renovação pelo mesmo prazo.
Bahia Notícias