Publicado em 21 de junho de 2021 por Tribuna da Internet

Diante do Congresso Nacional, a homenagem às vítimas
Deu na IstoÉ
(Estadão Conteúdo)
Embora a maioria dos brasileiros vítimas da Covid ainda seja idosa, pela primeira vez desde o início da pandemia a maior parte dos novos óbitos registrados no País não ocorre mais neste grupo. É o Efeito Vacina? Há controvérsias.
Dados tabulados pelo Estadão no Sivep-Gripe, sistema do Ministério da Saúde que registra internações e óbitos por covid, mostram que 54,4% das vítimas mortas em junho tinham menos de 60 anos. Em maio, esse índice era de 44,6%. Em todos os meses do ano passado, esse porcentual ficou sempre abaixo dos 30%.
SERÁ A VACINA? – O início da vacinação dos idosos em janeiro ajuda a explicar o fenômeno, mas não é a única razão. Segundo especialistas, o desrespeito a medidas de proteção e a disseminação de novas cepas – potencialmente mais agressivas – podem estar causando maior vitimização de jovens. O alerta vale até para adultos que não possuem comorbidades.
A proporção de vítimas sem fatores de risco – menores de 60 anos e sem nenhuma doença crônica – mais do que dobrou desde os primeiros meses. De acordo com o levantamento do Estadão, 20,7% de todos os mortos por covid em junho tinham esse perfil. No mesmo mês do ano passado, esse índice era de apenas 7,75%.
EM VIÉS DE ALTA – Em números absolutos, já há nova tendência de crescimento de vítimas entre pessoas de 0 a 59 anos desde a semana epidemiológica 20, que começou em 16 de maio.
Ao mesmo tempo, a curva de vítimas idosas vem mantendo queda sustentada. Enquanto em 2020 a maioria das vítimas tinha mais de 70 anos, em junho de 2021 a mediana de idade dos mortos é de 58.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Embora a matéria coloque em dúvida que essa modificação etária seja por causa da vacina, é claro que a imunização dos mais idosos está fazendo efeito e salvando vidas. E o imbecil do ministro da Saúde, só para bajular Bolsonaro, ainda tem a desfaçatez de criticar a vacina Coronavac. Esse cara é um pústula, como se dizia antigamente. (C.N.)