segunda-feira, junho 21, 2021

Efeito vacina? Maioria dos mortos no Brasil já está no grupo com menos de 60 anos

Publicado em 21 de junho de 2021 por Tribuna da Internet

Crédito:  Ueslei Marcelino

Diante do Congresso Nacional, a homenagem às vítimas

Deu na IstoÉ
(Estadão Conteúdo)

Embora a maioria dos brasileiros vítimas da Covid ainda seja idosa, pela primeira vez desde o início da pandemia a maior parte dos novos óbitos registrados no País não ocorre mais neste grupo. É o Efeito Vacina? Há controvérsias.

Dados tabulados pelo Estadão no Sivep-Gripe, sistema do Ministério da Saúde que registra internações e óbitos por covid, mostram que 54,4% das vítimas mortas em junho tinham menos de 60 anos. Em maio, esse índice era de 44,6%. Em todos os meses do ano passado, esse porcentual ficou sempre abaixo dos 30%.

SERÁ A VACINA? – O início da vacinação dos idosos em janeiro ajuda a explicar o fenômeno, mas não é a única razão. Segundo especialistas, o desrespeito a medidas de proteção e a disseminação de novas cepas – potencialmente mais agressivas – podem estar causando maior vitimização de jovens. O alerta vale até para adultos que não possuem comorbidades.

A proporção de vítimas sem fatores de risco – menores de 60 anos e sem nenhuma doença crônica – mais do que dobrou desde os primeiros meses. De acordo com o levantamento do Estadão, 20,7% de todos os mortos por covid em junho tinham esse perfil. No mesmo mês do ano passado, esse índice era de apenas 7,75%.

EM VIÉS DE ALTA – Em números absolutos, já há nova tendência de crescimento de vítimas entre pessoas de 0 a 59 anos desde a semana epidemiológica 20, que começou em 16 de maio.

Ao mesmo tempo, a curva de vítimas idosas vem mantendo queda sustentada. Enquanto em 2020 a maioria das vítimas tinha mais de 70 anos, em junho de 2021 a mediana de idade dos mortos é de 58.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Embora a matéria coloque em dúvida que essa modificação etária seja por causa da vacina, é claro que a imunização dos mais idosos está fazendo efeito e salvando vidas. E o imbecil do ministro da Saúde, só para bajular Bolsonaro, ainda tem a desfaçatez de criticar a vacina Coronavac. Esse cara é um pústula, como se dizia antigamente. (C.N.)


Em destaque

Cordel – 02 de Fevereiro, Dia de Iemanjá

  Cordel – 02 de Fevereiro, Dia de Iemanjá Por José Montalvão No dois de fevereiro O mar se veste em oração, É dia da Rainha d’Água, Da mais...

Mais visitadas