Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, setembro 01, 2020

Médicos alertam: máscara e distanciamento social são complementares e não alternativas

PorTSF


Médico Ricardo Mexia considera que é preciso mais informação.

AAssociação Nacional dos Médicos de Saúde Pública alerta que há muitas pessoas que não estão a respeitar, no dia a dia, as distâncias de segurança e as normas de utilização das máscaras.
No Fórum TSF, Ricardo Mexia alerta que as medidas para combater a pandemia de Covid-19 são complementares e que a máscara não pode substituir com as distâncias sociais, nem vice-versa.
Uma semana depois do início do desconfinamento, "há muita gente que não utiliza a máscara fora dos sítios onde ela é obrigatória". "Julgo que as pessoas acabam por estar muito próximas, mesmo não estando a usar máscara acabam por não manter as distâncias de segurança quando se cruzam na rua, à porta de alguns estabelecimentos", afirma o presidente da associação.
Como tal, o médico pede que se continue a passar a mensagem para a população, para que o assunto não seja esquecido e haja uma aprendizagem constante. É preciso uma mensagem de que são medidas de "complementaridade" e "não de alternativa".
Além disso, diz, é preciso insistir na forma como as máscaras devem ser usadas e até na forma de lavagem, caso estas sejam reutilizáveis.
Já Miguel Guimarães, questionado sobre a Festa do Avante! e os riscos que esta pode trazer, comparou a festa comunista com os concertos e os jogos de futebol.
"São situações em que as pessoas têm de ter muito cuidado, porque os grandes ajuntamentos, mesmo quando as pessoas estão de máscara não são positivos", esclarece o bastonário da Ordem dos Médicos.
O responsável alerta para as semelhanças entre eventos. "Quem tem este tipo de iniciativas tem de pensar seriamente porque a seguir a iniciativas deste género também pode haver concertos se as pessoas tiverem com distanciamento total? Não podem, nem pode haver jogos de futebol com espectadores porque se seguirmos esse caminho é evidente que a questão vai-se complicar", explica.
Nota da Redação deste Blog - Enquanto isso em Jeremoabo,  dane-se recomendações, na  foto além de desobedecer as recomendações  do MS e OMS, faz o contrário.
Belo exemplo e orientação a seguir.
O COVID-19 agradece.

Em destaque

Por que temos de ajustar as contas? Ora, para evitar um novo Bolsonaro

Publicado em 26 de dezembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Bolsonaro é antidemocrático e defende até a tort...

Mais visitadas