Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, outubro 16, 2007

Tucanos largam na frente

Leandro Mazzini
Brasília. A três anos das eleições presidenciais, três tucanos aparecem na frente na disputa, segundo a pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem em Brasília. Cinco anos depois da derrota para Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno, José Serra, governador de São Paulo, aparece como potencial sucessor do petista. Colados nele, surgem os correligionários Geraldo Alckmin (SP), derrotado por Lula ano passado, e Aécio Neves, governador de Minas. Levando-se em conta a margem de erro, de três pontos percentuais, o trio está tecnicamente empatado. A sondagem, estimulada, apresentou ao entrevistado 22 nomes em ordem alfabética.
Ex-ministro da Saúde de Fernando Henrique, com rápida passagem pela prefeitura de São Paulo, José Serra desponta, porém, como protagonista da corrida. Tem hoje 12,8% das intenções de votos, contra 11,6% do ex-governador paulista Geraldo Alckmin e 9,8% de Aécio. O governador de São Paulo leva vantagem ainda numa eventual disputa com o possível candidato da coalizão governista, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE). Abre praticamente sete pontos de vantagem - 30% contra 22,8%. O único cenário desfavorável para o PSDB seria a hipótese de Ciro disputar com Aécio. Nesse caso, o deputado surge com 28,3% contra 20,5% do mineiro - quase o mesmo índice que separa Serra de Ciro. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, aparece nos dois cenários em terceiro lugar, na faixa dos 5%.
- Lula não tem um candidato ainda para substitui-lo - lembra o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade. - Aécio tem a força do eleitorado de Minas. Serra está sempre citado na mídia, o que o ajuda. Ciro aparece porque é o mais conhecido dentre os quadros da coalizão. Mas é cedo, isso pode mudar.
Mesmo distante da campanha presidencial, os índices foram festejados no ninho tucano em São Paulo. Segundo a pesquisa, o tucanato teria hoje quase 35% dos votos. O presidente do PSDB no Estado, deputado federal Mendes Thame, disse que essa tendência vai crescer.
- O resultado desta pesquisa mostra claramente que, hoje, o desejo da população é pela gestão tucana - comemorou, para depois ponderar o discurso. - Temos de ter seriedade e o momento recomenda manter a cautela. Estamos muito longe das eleições presidenciais. Vamos primeiro buscar um bom desempenho nas eleições municipais.
Ciro Gomes recebeu a pesquisa por e-mail e não quis comentar, a exemplo de Alckmin, que analisou os números ao lado de assessores e amigos. No Palácio Mangabeiras, residência oficial do governador de Minas, Aécio comemorou o índice com aliados e reforçou que não sai do PSDB - conforme pedido do presidente Lula, que o deseja no PMDB para lançá-lo como aliado. Aécio recebeu Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM, e confirmou para ele a intenção de permanecer no PSDB e disputar com Serra, na convenção, a indicação do partido. Maia reforçou que o DEM está com o PSDB - não propriamente com Aécio, mas deu mostra de que o governador é prioridade.
- Somos aliados do governador em Minas. Cada um dos partidos procura o seu projeto, mas sem dúvida os Democratas estarão aliados ao PSDB, se não no primeiro, com certeza no segundo turno - comentou Maia. - E o nome de Aécio é um que tem muita simpatia por parte dos democratas em todo o Brasil.
Aécio, bem ao estilo do companheirismo, e cauteloso nas movimentações dentro do PSDB, ligou para Serra e o parabenizou pela liderança, disseram aliados. Em viagem oficial pela África, o presidente Lula não comentou a sondagem.
A pesquisa CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas em 136 cidades, de 24 Estados, entre os dias 8 e 11 de outubro
Fonte: JB Online

Em destaque

A Destruição da Praça da Malhada Vermelha: Um Símbolo do Descaso da Gestão Passada em Jeremoabo!

  A Destruição da Praça da Malhada Vermelha: Um Símbolo do Descaso da Gestão Passada em Jeremoabo ! Jeremoabo ainda carrega as marcas do aba...

Mais visitadas