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sexta-feira, outubro 26, 2007

Cartão de crédito é melhor forma de pagar compras virtuais, afirma especialista

SÃO PAULO - O cartão de crédito é o melhor método de pagamento na hora de fazer compras virtuais, de acordo com o consultor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Gastão Mattos. "Ao contrário do que muitos pensam, o cartão é mais indicado do que o depósito bancário e o boleto, na hora de pagar uma compra on-line".O consultor explica que o plástico é como uma entidade que garante a compra. "É uma garantia de segurança e privacidade daquilo que está sendo transacionado. Diferente do que muitos pensam, comprando com o cartão você tem mais garantia da compra, porque nos outro meios de pagamento você paga pelo produto antes de recebê-lo".Desde 2002, o comércio eletrônico cresce 35% por ano. Para Mattos, se os brasileiros não tivessem medo de usar o cartão nas compras, esse crescimento seria bem maior. "Eu arrisco a dizer que, se as pessoas não tivessem tanto medo de usar o cartão nas compras virtuais, esse índice poderia ser de 70%".InsegurançaO consultor afirma ainda que, com relação às compras na internet, os brasileiros têm uma percepção de insegurança muito maior do que na verdade acontece. "Sempre existiu um medo muito maior do que na verdade deveria acontecer. Não estou dizendo que não existam problemas. Existem sim. Mas, do ponto de vista estatístico, o volume de problemas de segurança em compras on-line é muito pequeno, se comparado ao mundo físico", explica."O foco maior de problemas de segurança na internet não está relacionado a compras virtuais e sim a transações de home banking. Esse é o volume de fraudes que chama mais a atenção, ou seja, o foco dos criminosos cibernéticos é muito mais nas movimentações bancárias do que nas compras on-line".ConsumidoresEm relação ao perfil dos consumidores virtuais, Mattos afirma que é difícil determinar quem compra pela internet."Em 2007, chegaremos a 10 milhões de e-consumidores no Brasil. Antes tínhamos um perfil claro: eram os jovens, majoritariamente da classe A e os homens os que mais compravam pelo meio eletrônico. Com o crescimento anual, esse perfil tem se alterado e estamos percebendo que pessoas com mais de 30 anos estão consumindo mais", conta."Outro fato que acho muito importante é que cada vez mais o consumo on-line está deixando de ser dominado pela classe mais alta e entrando nas mais baixas. Isso é bom porque garantirá volume mais expressivo para o negócio on-line no Brasil", finaliza o consultor.

Fonte: Infomoney

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