domingo, outubro 21, 2007

Cacciola cada vez mais perto da extradição

BRASÍLIA. Está tudo caminhando de maneira positiva para a extradição do ex-banqueiro Salvatore Cacciola. O passo mais difícil já foi dado: o Ministério Público de Mônaco concedeu parecer favorável à ação porque considerou que a documentação de extradição atende a todos os pontos necessários para que Cacciola volte ao Brasil.
Apesar de não ter sido notificado pessoalmente, o ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, considera que o parecer do Ministério Público de Mônaco é mais um avanço no processo legal. Até o final do mês, é possível que o caso seja submetido ao Tribunal de Apelação e ao poder Executivo do Principado, representado pelo príncipe Albert Segundo, a quem cabe a palavra final.
O pedido de habeas corpus feito pelos advogados do ex-banqueiro, voltará à pauta na próxima reunião do Supremo Tribunal Federal (STF), programada para quarta-feira. O julgamento deveria ter ocorrido na quinta-feira passada, mas o advogado de defesa pediu o adiamento porque pretendia fazer uma sustentação oral em Plenário. A decisão de aceitar o pedido foi tomada por unanimidade pelos ministros do STF.
O mandado de prisão de Cacciola foi expedido pelo STF, mas a deportação do ex-banqueiro não cabe ao Supremo. O Itamaraty e o Ministério da Justiça negociam com as autoridades do Principado de Mônaco a extradição do ex-banqueiro. Foragido desde 2000, Salvatore Cacciola foi preso no dia 15 de setembro em Mônaco pela Interpol. O mandado de prisão preventiva tinha sido expedido pela 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Fonte: JB Online

Em destaque

UPB defende São João com responsabilidade fiscal e combate à cartelização de cachês

  UPB defende São João com responsabilidade fiscal e combate à cartelização de cachês Por  Redação 31/01/2026 às 09:51 Foto: Divulgação O pr...

Mais visitadas