Por Livia Veiga
As rodovias federais e estaduais que cortam a Bahia apresentam uma combinação mórbida entre o grande número de buracos, imprudência ao volante, abandono das estradas e impunidade dos motoristas infratores. Resultado: nos oito primeiros meses de 2007, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 4.629 acidentes, com 3.366 feridos e 420 mortos. De acordo com o capitão Paulo Suarez do Comando de Policiamento Especializado esse ano houve um aumento de 39% no número de mortes nas rodovias estaduais. De janeiro a agosto foi registrado o número de 165 óbitos, enquanto em 2006, 119. “A causa é o histórico aumento do fluxo de veículos nas estradas em até 45% por causa do problema do apagão aéreo e melhoria da infra-estrutura da malha rodoviária”, explica o capitão. Nos 15 mil quilômetros cobertos pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário, de janeiro a agosto de 2006 foram registrados 1.931 acidentes, enquanto esse ano, em igual período, houve um aumento de 23,3%, com o registro de 2.381. A imprudência é a causa de 95% dos acidentes nas rodovias que cortam a Bahia, segundo a chefe de comunicação da PRF, Emmanuela Schwartz. O trânsito nas cidades apresenta características diferentes do tráfego em alta velocidade das estradas e, com a crise aérea, o aumento da frota impulsionado pelo aquecimento da indústria automobilística, muitos motoristas arriscam pegar a estrada sem as devidas medidas preventivas e envolvem-se em acidentes. Aqueles que decidem dirigir mais de 500 quilômetros, por exemplo, ignoram as condições físicas necessárias para enfrentar tal percursos e tornam-se reféns do sono, cansaço e diminuição dos reflexos. “Nas rodovias é diferente. Quem não tem hábito de calcular distância entre os veículos em ultrapassagens pensa que está longe e quando vai ver, já está de frente para o carro. A inexperiência, chuva, animais na pista e buracos, são os vilões do trânsito baiano”, explica Schwartz. Muitas vezes, não só a má condição da pista é responsável pelos acidentes. Esse é o caso de um ponto crítico, a BA 099 (Estrada do Coco), que apresenta grave índice de acidentes do seu quilômetro zero ao oito. “Apesar do excelente estado de conservação da pista, por incrível que pareça, as rodovias em melhor condição são onde acontecem maior número de acidentes, por fatores como imprudência, alta velocidade e falta de atenção dos condutores”, alerta o sargento Gomes, da PRE. Apesar da maioria dos trechos de rodovias federais na Bahia estarem em boas condições, segundo a chefe de comunicação da PRF/Ba, é surpreendedor que os buracos não sejam as principais causas de mortes, já que são geralmente causadores de colisões traseiras simples, com danos materiais. Porém, numa pista boa, a velocidade é maior, o choque mais violento e a gravidade dos acidentes aumenta. “O motorista brasileiro é mal educado no trânsito e imprudente. As principais causas de acidentes são: falta de atenção, excesso de velocidade, ultrapassagem indevida e manobras perigosas”, alerta. De acordo com o comandante do I Pelotão da 1ª Companhia de Polícia Rodoviária, Tenente Rios, fatores de risco em acidentes graves são também as precárias condições dos veículos e consumo de álcool. O trecho conhecido como Los Angeles, no trevo próximo à entrada de Pojuca em frente ao Motel Capoma, apresenta risco e acidentes são freqüentes, segundo ele. A equipe da Tribuna da Bahia percorreu a BR-324, seguindo pela BA-093, até Pojuca, e pôde flagrar situações de ultrapassagem perigosa e veículos parados em acostamento sem sinalização alguma, em diversos pontos. Pistas irregulares, inclusive com grandes fissuras no asfalto, como o caso do acesso à BA-093, foram identificas: pouco antes de Valéria, sentido Simões Filho, na curva do viaduto que liga as duas rodovias, por volta das 15 horas da última terça-feira, o misto de alta velocidade, infra-estrutura da pista comprometida e desatenção, quase foi motivo de um grave acidente envolvendo um veículo de passeio e uma carreta. Inclusive nesse mesmo trecho, em frente ao atacadista Makro, o desnível na pista e pedestres atravessando na rodovia, indiscriminadamente, anunciavam um desastre eminente.
Atropelamentos e colisões
Segundo informações do Ministério da Saúde, a cada mil pessoas que morrem no país, 40 são provocados por atropelamentos e colisões. Em 2005, foram 35.753 mortes nas rodovias, sendo que a taxa de óbitos por 100 km de estrada é de cerca de 10,68. As rodovias brasileiras são responsáveis por 4% das mortes no país, sendo do início de 1997 a dezembro de 2006, morreram em acidentes de trânsito no país 327.469 pessoas, segundo dados da Saúde A BR-101 é apontada como crítica em diversos estados, e na Bahia, de acordo com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), demanda cuidado redobrado do motorista no trecho entre os quilômetros zero e 115,7 na divisa Alagoas/Bahia, entre a BA 392 (Antas): “buracos freqüentes ao longo do trecho, requer muito cuidado, acostamentos estreitos, sinalização horizontal nova e vertical precária”. Ainda como consta no levantamento do Dnit, na mesma rodovia, no trecho entre a BA-392 (Antas) e o trecho BR-410 / BA-394 (Ribeira do Pombal), dos quilômetros 115,7 e 172,3, os buracos freqüentes alertam o perigo aos motoristas. Na divisa SE/BA – entre a BA-233 (Esplanada), do quilômetro zero ao 35,5 muitos buracos, requerem cuidado e sinalização horizontal e vertical regular. Nos caminhos que levam a Alagoinhas, entre as rodovias BR-110 e BA-504, e BR-324 (Humildes), nos quilômetros 110,4 ao 166,2 o trecho em péssimas condições e muitos buracos, requer cuidado dos motoristas. A Polícia Rodoviária Federal orienta que os condutores são os reais gerenciadores do tráfego e devem estar atentos à condições das pistas. As chuvas reduzem a capacidade de frenagem de veículos e potencializam a ocorrência de acidentes, quando combinadas com a falta de atenção e alta velocidade. Para a chefe de comunicação da polícia, Emmanuela Schwartz, não vale a pena correr risco de vida e colocar outras pessoas em perigo por causa de minutos. “Tem gente que faz o trajeto Feira de Santana - Salvador, 109 quilômetros, a mais de 140 Km/h, economizando 15 minutos de tempo de trajeto. É melhor perder 15 minutos do que a vida”, alerta.
Operação Nossa Senhora Aparecida
A Polícia Rodoviária Federal, vai realizar das zero hora de hoje à meia noite de domingo a Operação Nossa Senhora Aparecida, que visa disciplinar o trânsito nas rodovias federais do país para prevenção de acidentes durante o final de semana prolongado, além de intensificar o policiamento com objetivo de coibir a criminalidade. O feriado do ano passado caiu numa quinta-feira e a operação Nossa Senhora Aparecida aconteceu entre 11 e 13 de outubro (quarta à sexta-feira), três dias no meio da semana, inviabilizando a comparação dos dados estatísticos, uma vez que o volume de tráfego num feriadão (durante quatro dias) é bem superior. Por isso para efeito comparativo, a PRF vai tomar como parâmetro os índices registrados na “Operação Independência”, realizada de 06 à 09 de setembro deste ano. Na Bahia foram computados 111 acidentes com 41 feridos e 12 mortos. A meta da PRF é reduzir esses índices e para isso espera contar com apoio da imprensa na conscientização dos condutores, responsáveis por cerca de 95% dos acidentes registrados. Mais uma vez a imprudência do motorista foi a grande vilã do trânsito nas estradas. A maioria dos acidentes foram causados por excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e falta de atenção. Durante os quatro dias da operação Independência, a PRF fiscalizou cerca de 4.800 veículos e aplicou 1.128 multas. Foram retidos 62 veículos com irregularidades, recuperados dois veículos roubados, prestados 80 auxílios a usuários e detidas 16 pessoas por motivos diversos. A Policia Rodoviária Federal mais uma vez irá reforçar sua logística. Cerca de 600 PRFs vão trabalhar em escala de revezamento. O objetivo é realizar um patrulhamento ostensivo, com maior presença das viaturas nos trechos, especialmente nos locais considerados pontos críticos e perigosos, para coibir o cometimento de infrações e reduzir o número de acidentes e vítimas. A fiscalização do excesso de velocidade é uma prioridade, por ser uma das maiores causas de acidentes graves, que geralmente envolve vítimas fatais. Os radares serão utilizados na BR 324, que liga Salvador à Feira de Santana, BRs 101 e 116; nos locais onde a legislação permitir. Os policiais estarão também utilizando bafômetros para fiscalizar o uso de bebida alcoólica na condução de veículos e serão realizadas blitze específicas para combater o transporte clandestino e uso de “arrebites” por parte de condutores de veículos de carga.
Fonte: Tribuna da Bahia
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