Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 07, 2007

PF indicia irmão de Lula por tráfico de influência

Tribuna da Bahia Notícias-----------------------
A Polícia Federal confirmou ontem que indiciou, pelos crimes de tráfico de influência e exploração de prestígio, Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A operação Xeque-Mate cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Genival, onde foram levados documentos, embora não haja detalhes do que foi apreendido. A investigação está sob segredo de Justiça. Em viagem a nova Nova Delhi (Índia), Lula comentou o caso e disse que não acredita no envolvimento de seu irmão. “Conheço o meu irmão há 61 anos, sou capaz de duvidar que ele tem algum problema, mas de qualquer forma, se a PF fez a investigação, está feita e isso vale para qualquer um dos 190 milhões de brasileiros”, afirmou. A operação investiga o contrabando de componentes eletrônicos para a utilização em máquinas caça-níqueis e tráfico de drogas. Os detidos são acusados de praticarem crimes como corrupção, falsidade ideológica, formação de quadrilha, tráfico de influência e exploração de prestígio. Os 77 presos começaram ser ouvidos ontem pela manhã. A expectativa é de que já na manhã desta quarta-feira todos tenham prestado depoimento, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal.
Vavá teria recebido ligação de preso
Benedicto de Tolosa Filho, advogado de Genival Inácio da Silva, o Vavá, disse que seu cliente foi envolvido na Operação Xeque-Mate da Polícia Federal por conta de um telefonema que recebeu do empresário Nilton Cézar Servo — preso anteontem. Cézar Servo —apontado como suposto chefe da máfia dos jogos— é investigado pela PF por ser dono de máquinas de caça-níqueis em vários Estados. Segundo Tolosa Filho, a conversa entre Vavá e Servo teve “caráter pessoal”. “Eles se conhecem há muito tempo. Servo gostava muito do meu cliente, que é uma pessoa muito simpática.” Tolosa afirmou ainda que Vavá nunca usou o nome do presidente Lula para fazer negócios ou obter vantagens profissionais. “Ele nunca usou o nome do irmão.” Vavá foi indiciado por tráfico de influência no Executivo e exploração de prestígio no Judiciário. A PF pediu a prisão de Vavá, mas a Justiça indeferiu o pedido alegando que o tráfico de influência e a exploração de prestígio não beneficiaram a máfia dos caça-níqueis e que ele não faria parte da quadrilha.
"Sinal de democracia", afirma OAB
O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, afirmou ontem que a investigação da Operação Xeque-Mate, da Polícia Federal, que envolve o irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, o Vavá, é um bom sinal para a democracia. “Isso é muito bom para a democracia; é bom saber que o irmão da mais alta autoridade da República teve sua casa vistoriada por ordem judicial”, disse. Para Britto, o fato demonstra ainda que não está havendo interferência do presidente nas investigações da PF. “O lado ruim também nessas investigações é a sensação de que a corrupção tomou conta de todos, ao atingir diversos setores como a magistratura, a advocacia e vários outros segmentos que merecem credibilidade. Esse é um lado ruim, mas há o lado bom de saber que as coisas estão funcionando; é importante passar para a República a idéia de que todos podem ser investigados.” Vavá foi indiciado por tráfico de influência no Executivo e exploração de prestígio no Judiciário, segundo reportagem publicada nesta terça-feira pela Folha. A Polícia Federal realizou ontem busca e apreensão na casa do irmão de Lula, em São Bernardo, no ABC Paulista. A reportagem informa ainda que a PF pediu a prisão de Vavá, mas a Justiça indeferiu o pedido alegando que o tráfico de influência e a exploração de prestígio não beneficiaram a máfia dos caça-níqueis e que ele não faria parte da quadrilha. O presidente Lula elogiou o trabalho da Polícia Federal realizado na Operação Xeque-Mate, mas disse não acreditar no envolvimento de seu irmão com o esquema. “Não acredito que ele tenha envolvimento com qualquer coisa. Agora, como presidente da República, se a Polícia Federal tinha uma autorização judicial e o nome dele aparecia, paciência”, disse na Índia. Lula afirmou ainda não ter conversado com o irmão sobre o caso. “Eu sei poucos detalhes, as pessoas ainda não foram ouvidas. O que peço é que a polícia tenha serenidade nas investigações para que a gente não condene inocentes e não venha a absolver culpados”, afirmou. A Polícia Federal de Mato Grosso do Sul espera tomar os depoimentos dos 77 presos pela Operação Xeque-Mate, da Polícia Federal, até esta quarta-feira, por vota das 12h. A operação, deflagrada nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rondônia e Minas Gerais, prendeu acusados de envolvimento em crimes como contrabando de peças para máquinas caça-níqueis, corrupção e tráfico de drogas.
Ação foi golpe publicitário, acusa Pannunzio
Em entrevista no Salão Verde da Câmara dos Deputados, o líder do PSDB, Antonio Carlos Pannunzio, disse que o envolvimento de Vavá, irmão de Lula, na Operação Xeque-Mate tem todo o jeito de “um tremendo golpe publicitário”. Pannunzio lembra que, em 2005, durante a crise do mensalão, Vavá foi acusado de tráfico de influência, mas a Polícia Federal não aprofun-dou as investigações. - Agora, o simples aparecimento do nome do irmão do presidente em escuta telefônica resulta numa operação de busca e apreensão na casa dele e numa entrevista do presidente dizendo que a Polícia Federal tem que investigar todo mundo. Essa recomendação é absolutamente dispensável. Afinal, a investigação de crimes e de denúncias de crimes é função da polícia, sejam quem forem os denunciados. Tem que investigar, em profundidade, as atividades do compadre do presidente, Dario Morelli que, segundo a Polícia Federal, é dono de máquinas caça-níquel. O envolvimento do irmão do presidente tem jeito de um tremendo golpe publicitário.
Fonte: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Em destaque

"Entre Alianças e Rivalidades: Reflexões sobre as Fotos do Presidente dos Trabalhadores Rurais e as Dinâmicas Políticas Locais"

  Fotos Divulgação - WhatsApp Parece que há uma mistura complexa de relações políticas e pessoais envolvend...

Mais visitadas