sábado, fevereiro 18, 2023

Polícia Federal pedirá que Supremo defina quem investigará militares envolvidos no golpe

Publicado em 17 de fevereiro de 2023 por Tribuna da Internet

De olho no STF? Veja charges do Tacho sobre a Justiça - Entretenimento - Jornal NH

Charge do Tacho (Jornal NH)

Thalys Alcântara
Metrópoles

A Polícia Federal (PF) deve enviar um ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (17/2) no qual solicitará a definição de quem investigará os militares suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

A informação foi passada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em coletiva nesta quinta-feira (16/2).

DISSE O MINISTRO – “Nós vamos fazer um requerimento para que haja uma elucidação definitiva quanto à situação dos militares. Se haverá uma investigação exclusiva na esfera da Justiça Militar ou se uma parte dos eventuais crimes será do Supremo”, afirmou o ministro. A resposta do STF vai definir o que cabe à Corte (com atuação da PF) e o que fica com as Forças Armadas na investigação sobre os militares.

O ministro relator do caso no Supremo, Alexandre de Moraes, devera estipular então o que será considerado crime comum e o que será crime militar.

Também nesta quinta-feira, em comunicado divulgado à tropa, o Comando do Exército anunciou a troca do responsável pelo Comando Militar do Planalto. Dessa forma, o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, responsável pelo comando das tropas durante os ataques golpistas realizados no dia 8/1, deixa o cargo.

SUBSTITUIÇÃO – De acordo com a CNN, ele será substituído pelo general Ricardo Piai Carmona, atual diretor de Educação Superior Militar.

Sendo assim, Dutra está sendo encaminhado à 5ª subchefia do Estado-Maior Exército. Enquanto isso, José Sant’ana Soares e Silva assuma a chefia do Estado-Maior, considerado o segundo na linha de comando da força.

O general é, atualmente, comandante militar do Sul.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Quem deve julgar são os juízes federais, por se tratar crimes contra o Estado Democrático de Direito, conforme a Lei nº 14.197/2021, em competência processual penal. Pelo menos, é o que diz a lei. Mas hoje em dia tudo pode ser interpretado ao bel prazer dos ministros do Supremo, verdadeiros semideuses da Justiça. (C.N.)


Em destaque

ÁGUA É DIREITO, NÃO É PALANQUE: A VERDADE SOBRE A OPERAÇÃO CARRO-PIPA EM JEREMOABO

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Prefeitura de Jeremoabo (@prefjeremoabo) ÁGUA É DIREITO, NÃO É P...

Mais visitadas