Nesta terça-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro concedeu uma entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul
Na conversa, ele afirmou que o ministro do STF Luís Roberto Barroso deu uma palestra nos EUA sobre "como retirar o Presidente da República"
A exposição, no entanto, não foi intitulada dessa forma nem tratou sobre esse tema
Nesta terça-feira (2) o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu uma entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul. Na conversa, Bolsonaro questionou a segurança e a transparência do processo de contagem dos votos eletrônicos e teceu críticas à condução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ao processo.
Além disso, ele citou uma informação enganosa sobre uma palestra dada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Confira análise da reportagem do Yahoo! Notícias sobre as declarações de Bolsonaro.
Federação partidária: saiba o que é e como vai impactar as eleições de 2022
Como ganhar no primeiro turno para presidente e governador nas eleições?
Palestra nos EUA
"Barroso vai para os Estados Unidos e dá uma palestra 'como retirar o Presidente da República'"
Presidente Jair Bolsonaro em entrevista à Rádio Guaíba, em 2 de agosto de 2022
A informação declarada por Jair Bolsonaro já havia sido negada pelo gabinete do Ministro Barroso em uma nota publicada no site do STF em julho de 2022. No texto, se afirmou que "ele jamais proferiu palestra no exterior sob o título 'Como se Livrar de um Presidente'".
Ainda de acordo com a nota, o título da palestra proferida em um evento da Escola de Direito da Universidade do Texas, em 19 de fevereiro de 2022, foi diferente do mencionado pelo presidente Jair Bolsonaro:
"Em evento realizado na Universidade do Texas, a palestra do Ministro foi sobre 'Populismo Autoritário, Resistência Democrática e Papel das Supremas Cortes'".
Um título semelhante foi dado a um texto escrito pelo ministro que inspirou o seu discurso.
Segundo o gabinete, o título do evento “Ditching a President: Constitutional Design of the Executive Branch in Latin America” (“Afastando um Presidente: Desenho Constitucional do Poder Executivo na América Latina”) se justificou pela apresentação de trabalhos de alunos da instituição sobre mecanismos para o afastamento de presidentes na América Latina.
No discurso de Barroso, transmitido em seu canal no YouTube, não é possível identificar em nenhum trecho menções sobre mecanismos de retirada do poder do Presidente da República.
YAHOO