quarta-feira, agosto 03, 2022

Bolsonaro e o ministro da Defesa insistem em seguir o caminho do golpe de Estado

Publicado em 3 de agosto de 2022 por Tribuna da Internet

Uživatel Folha de S.Paulo na Twitteru: „Esta é a charge de João Montanaro  publicada na Folha. Quer ver mais charges no jornal. Acesse  https://t.co/SYBMd91i4u |📱Assine a Folha, um jornal a serviço da

Charge do João Montonaro (Folha)

Vicente Limongi Netto

Jair Bolsonaro não esconde mais. Age, descaradamente, com a opção nefasta do golpe. Atiça, provoca e insulta instituições e ofende ministros do Supremo Tribunal Federal(STF), sem nenhum pudor e sem um pingo de educação, sangrando pelos poros, como se estivesse numa arena de gladiadores romanos.

Agravando o quadro, que cada vez mais assusta o Brasil democrático, o ministro da Defesa entra no jogo imundo exigindo que o Tribunal Superior Eleitoral(TSE) informe ao ministério o código-fonte do funcionamento da urna eleitoral.

É o fim da picada. O arrogante ministro passa a impressão, que está lidando com recrutas do Exército e não com magistrados merecedores de respeito.

GOLPE A CAMINHO – Os movimentos antidemocráticos de Bolsonaro aumentam e saltam aos olhos. Certo de que será derrotado por Lula, Bolsonaro não raciocina mais com isenção. Perdeu a clareza dos fatos. Jogou no lixo a compostura do cargo. Cospe na verdade. Nesse sentido, agora, a maioria da mídia parece que acordou do pesadelo. Alertam para o golpe a caminho.

A “Veja”, por exemplo, denuncia o golpe na capa. Com cartuchos de dinamite prontos para sacudir o Brasil com ventos da desesperança e do ódio. Acentuo, sem nenhuma ponta de alegria, nessa linha, que há muito tempo ouço nos meus ouvidos sinais claros do golpe sendo modelado com canhões e baionetas. 

Escrevi na Tribuna da Internet em abril, portanto, há 4 meses: “Fica cada vez mais claro na medida em que as eleições se aproximam, que Bolsonaro pretende virar a mesa, ganhar no tapetão, caso venha a ser derrotado por Lula. Resta saber se as Forças Armadas julgam procedentes e democráticas as ameaças do atual presidente”.

VICE DE SIMONE – Sem querer ser desmancha-prazeres, mas a chapa Simone Tebet e Mara Gabrilli não vai tirar da inanição eleitoral a candidata do MDB à Presidência da República. Tudo continua como dantes no quartel de Lula.

Trocaram Tasso por Mara, na tentativa de alavancar Tebet. Perderam a noção da política profissional. O objetivo, já pisando no desespero do tempo, é unir duas senadoras com a missão quase impossível de tirar Tebet dos melancólicos 2% nas pesquisas.

Nesse sentido, não se sabe até quando os limites da saúde da guerreira tetraplégica candidata a vice permitirão que ela acompanhe Tebet na estafante campanha presidencial.

BUARQUE SE VAI – Com perplexidade e a alma sangrando, li na coluna Eixo Capital (Correio Braziliense – 31/07) que Cristovam Buarque não vai mais disputar eleições.

A decisão de Cristovam foi lamentada e sentida por milhares de eleitores e deixa triste políticos que ganharam eleições inspirados nos lúcidos ensinamentos do ex-governador.

Analistas políticos ainda estão tontos com a decisão do arguto e experiente Buarque. Alguns setores da vida nacional ainda têm esperanças que Cristovam reexamine sua decisão.


Em destaque

Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais

  Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais O prefeito de Jeremo...

Mais visitadas