Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 15, 2022

Dia 18, Lula em AJU.Ele será autêntico?Ou será hipócrita por Rogério?

 15 jun, 2022 4:00

 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Nas recentes andanças pelo País, o ex-presidente Lula pede duas coisas: para não votar em quem aprovou o impeachment de Dilma e quem aprovou o orçamento secreto. Um dos vídeos, este em Salvador em 31 de março:

Tocador de vídeo
00:00
00:31

 


“…não podemos votar em senador que fez o impeachment de Dilma, não podemos votar em senador que aprovou um tal de orçamento secreto.. Se é secreto é porque é desonesto. Se fosse honesto todo deputado gostaria de falar as emendas que ele fez…”


A mídia nacional estará voltada para Aracaju no próximo dia 18, quando Lula chegar. Todos querem saber qual a desculpa que Lula dará para pedir o voto em Rogério Carvalho, PT, que deu o voto decisivo para a aprovação do orçamento secreto de Bolsonaro.

Lula será autêntico? Vai criticar o orçamento ao lado de Rogério? Ou será hipócrita por Rogério? Pode até agradar parte do povão, mas a classe média, não apenas em Sergipe mas em todo país, não deixará por menos: Lula passará por dissimulado por interesses eleitorais. Pedirá voto para quem aprovou o que ele considera desonesto? Será uma incoerência tamanha.

Algumas das armas poderosas do homem são a humildade e a resistência de falar a verdade, doa a quem doer.

Lula preferirá em Aracaju ser hipócrita e sentir a dor da humilhação nacional? Uma certeza: o professor Déda, se vivo, depois do voto decisivo para o orçamento secreto, Rogério já estaria em outro partido. Ou seria expulso!

O menor estado do País, Sergipe, poderá ser o definidor de águas da campanha de Lula. Se disser a verdade sobre o orçamento secreto dirá não a Rogério. Se for acometido de amnésia eleitoral momentânea tentando camuflar a verdade intolerável denunciada por ele mesmo será a tormenta eleitoral que vai tirá-lo milhares de votos por conta da dissimulação e da hipocrisia por conta de um “companheiro” que pensa apenas no interesse eleitoral.



Feriado Corpus Christi 2022 Devido ao feriado de Corpus Christi em 2022, nesta quinta-feira, 16, o blog só retornará a ser atualizado na próxima segunda-feira, 20. Um bom descanso para todos. O governo do Estado e diversas prefeituras e outros poderes decretaram ponto facultativo na próxima sexta-feira, 17.

Arraiá do Chico está de volta com grandes atrações em prol do Externato São Francisco de Assis  O Externato São Francisco de Assis vai realizar mais uma edição do Arraiá do Chico, sábado, 18, a partir das 14h na sede da instituição, em Aracaju. O evento vai ser comandado por Zanny – A Braba do Piseiro, Maraísa – A Dama do Forró, Otávio Neto, que está lançando a sua carreira solo e Mário do Forró, com direito a comidas típicas, barraca do beijo e muitas surpresas. O evento solidário que ocorreu nos dois últimos anos em formato de Live, agora retorna presencial para comemorar os 58 da instituição que atende cerca de 100 crianças e necessita de doações para manter o trabalho social. A festa vai ser apresentada pelos jornalistas Fredson Navarro e Marcele Machado e os ingressos já podem ser adquiridos da sede do Externato por R$ 20. A sede do Externato São Francisco de Assis que fica na Avenida Edézio Vieira de Melo, 585 – Suissa, Aracaju. Outras informações através do número (79) 3224-3509.


OPINIÃO 

As máscaras caíram muito cedo!  Antônio Carlos Sobral Sousa*

Passada a terceira onda da Covid-19, protagonizada pela variante Ômicron, começaram a vigorar as medidas de flexibilização tanto para o uso de máscaras, como para o distanciamento físico. O clima de festas foi tomando conta da população, que estava sedenta por grandes eventos e até carnaval fora de época aconteceu, nas duas maiores cidades do país. Para muitos a pandemia havia acabado…

Todavia, nos últimos 30 dias o Brasil registrou uma alta de quase 80% de casos novos da virose. Estes números podem estar subestimados, em decorrência da redução das testagens, mesmo na presença de sintomas sugestivos da doença e da disponibilidade dos autotestes em farmácias, cujos resultados não são oficialmente contabilizados. A presença de cepas com alta transmissibilidade, o relaxamento de medidas preventivas e a redução da imunidade meses após a vacinação podem explicar o aumento de casos, caracterizando, provavelmente, a quarta onda da Covid-19. Segundo boletim epidemiológico da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), quase metade dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) ocorridos em meados de maio, foram de Covid-19. No entanto, é bom frisar que os imunizantes contra o SARS-Cov-2 continuam a funcionar para a prevenção de casos mais graves da doença, responsáveis por hospitalização e morte.

Pesquisas realizadas em diferentes centros demonstraram que o esquema completo de imunização reduz em 20 vezes a chance de um indivíduo morrer da virose. Apesar desta constatação, tem sido verificada, com preocupação, uma estagnação no crescimento vacinal da população brasileira, além da desaceleração da curva de cobertura de terceira dose, especialmente pela adesão substancialmente menor de adultos à aplicação da dose de reforço. Por outro lado, o uso de máscara, mesmo em ambientes fechados, vai se tornando cada vez mais raro, fazendo com que aqueles que insistem em utilizar o valioso instrumento de proteção se sinta um verdadeiro “estranho no ninho”!

Uma percentagem significativa de partículas infecciosas exalada por uma pessoa doente fica retida na máscara, diminuindo a propagação viral. Portanto, quanto maior a quantidade de “mascarados”, mais seguro se torna o “baile”! Vale ressaltar que existem evidências de que a máscara protege o usuário, mesmo que aqueles ao seu entorno não a estejam usando. Considere-se ainda que o grau de proteção depende, também, da qualidade da máscara (as N95 são as mais eficazes) e do seu uso adequado.

Os mais de dois anos de pandemia, com as sucessivas ondas, deixaram como legado para a humanidade a necessidade de se respeitar tanto o ardiloso SARS-Cov-2, como a Ciência, que conseguiu demonstrar a importância das vacinas como principal arma de combate ao vírus. Finalizo citando o francês Louis Pasteur: “Os benefícios da ciência não são para os cientistas, e sim para humanidade”.

 

*Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação/Publicado no JC e no Jornal do Commércio (PE).

INFONET

Em destaque

O império se autodestrói - Trump anuncia tarifas de 25% - Brasil é um país rico habitado por pobres e muito mais...

  O império se autodestrói 10/02/2025   Por  ABJ Compartilhamos as patologias de todos os impérios moribundos, com a sua mistura de bufonari...

Mais visitadas