Publicado em 10 de abril de 2021 por Tribuna da Internet
Deu no O Tempo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes defendeu a decisão do colega Luís Roberto Barroso que determinou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar a atuação do governo no combate à pandemia da ACovid-19. A declaração foi dada em uma live com jornalistas, de acordo com o site “O Antagonista”.
“O Poder Judiciário é inerte, mas não pode ser omisso. Tem que decidir com base na Constituição. Nesse caso específico, o ministro Luís Roberto Barroso foi provocado via mandado de segurança por vários senadores. A função, a obrigação dele, era analisar a concessão ou não da liminar”, explicou Alexandre de Moraes, que também comentou as falas de Bolsonaro cotnra o ministro do Supremo.
OFENSAS – “Decisões judiciais nós podemos discordar, criticar acidamente, recorrer. Agora, uma decisão judicial fundamentada, pública, transparente, não cria o direito de ninguém ofender da forma que se ofendeu o ministro Luís Roberto Barroso. Lamentáveis as agressões, que acabaram se multiplicando por fanáticos milicianos digitais”, disse Alexandre de Moraes, em referência às falas do presidente de que “falta coragem moral” a Barroso, que “estaria agindo politicamente”.
O próprio Moraes já foi alvo também do presidente e de seus aliados ao tomar medidas em inquéritos que investigam a participação de grupos pró-Bolsonaro em atos antidemocráticos e no espalhamento de fake news contra ministros da Corte.