terça-feira, janeiro 19, 2021

Vacinação: Estado entra com representação contra o prefeito de Itabi

 em 19 jan, 2021 18:50

Vacinação do prefeito de Itabi gerou polêmica

O Estado de Sergipe informou no final da tarde desta terça-feira, 19, que por intermédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), apresentou, junto ao Ministério Público, representação para apuração de possível ilícito penal e ato de improbidade administrativa praticado pelo Prefeito de Itabi, Junior de Amintas.

Conforme informações viralizadas na imprensa, o prefeito apresentou-se à imunização e tomou a vacina de combate à COVID-19, mesmo não sendo integrante do grupo prioritário previsto no Plano Nacional de Vacinação- PNI e no Plano Estadual de Vacinação- PEV. O governador Belivaldo Chagas havia anunciado que esperaria a fase correta para imunização e que não permitiria que gestores “furassem a fila” da vacinação. 


Prefeito não faz parte do grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Itabi)

“Os planos de vacinação seguem a lógica de proteção à saúde humana e estratégia de entretanto à doença, com prioridade fixada para, de um lado, proteger os mais sensíveis e, de outro, resguardar os profissionais que atuam na linha de frente. Quando nos deparamos com a situação narrada, da odiosa figura do “fura-fila”, caso confirmada, não se estimula apenas a transgressão, mas reforça uma agressão moral à toda sociedade que deve ser duramente reprimida”, comentou o Procurador Geral

Caberá ao Ministério Público dar prosseguimento aos tramites penais e administrativos para apuração da conduta, informando o Governo do Estado que permanecera vigilante para correta aplicação do plano de vacinação contra o novo coronavirus.

Justificativa

Em nota, A Secretaria de Saúde de Itabi disse que a imunização do gestor aconteceu como “um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina”. A pasta disse também que o ato não teve caráter político, mas aconteceu como forma de incentivar a população Itabiense a vacinar-se, já que algumas pessoas encontram-se receosas em relação à vacina.

Segundo a nota, na ocasião também foram imunizadas uma profissional da equipe de vacinação do município, uma pessoa com comorbidades e um médico. A Secretaria também mencionou que a situação foi interpretada de maneira equivocada, já que em outros municípios a mesma coisa está acontecendo, embora não seja registrado.

Com informações do Governo do Estado

INFONET

Em destaque

Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais

  Tista de Deda participa de debate na UPB sobre altos cachês do São João e alerta para impacto nas finanças municipais O prefeito de Jeremo...

Mais visitadas