O que é bom deve ser recordado e lembrado...
JEREMOABO: ORGULHO DA TERRA
Neste domingo (04), nossa redação recebeu uma grande informação que a filha da terra CECÍLIA SUMAIA, filha de Nelson Bispo dos Santos e de Edleuza de Santana Santos, a cada dia cresce na esfera musical. Foi aprovada em segundo lugar como Professora do Conservatório de Música do Estado de Sergipe.
Lembro-me quando ainda adolescente, iniciou sua formação dando seus primeiros acordes no violão, com a professora Carmé (professora de música) filha do nosso saudoso Dudé em Jeremoabo/BA. Logo em seguida, com o seu desempenho musical, partiu para a cidade de Paulo Afonso, ingressando em uma escola de música, onde adquiriu mais experiência.
Almejando seguir carreira, o roteiro foi alterado. Desta feita, Cecília querendo vencer os obstáculos, colocou na cabeça que iria fazer um teste no Conservatório de Música em Aracajú.
Lá chegado, junto comigo, foi apresentada ao Maestro que após entrevistá-la lhe entregou um violão. Para minha e surpresa do Maestro a mesma executou dedilhando a música de Dilermando Reis – “Sons de carrilhões (1968)”. Ficamos de queixo caído.
O maestro perplexo com a atuação virou e disse: “Esta menina tem futuro, será uma grande música ou mesmo uma maestrina.” Hoje Cecília Sumaia volta para onde tudo começou. A mesma acaba de galgar em concurso público o segundo lugar como professora do Conservatório de Música do Estado de Sergipe. Ela venceu. Cresceu. Parabéns!!!
Cecília Sumaia além de fazer parte do Grupo Musical Liverpool na cidade de Salvador, faz shows no Estado da Bahia entre outras cidades do País.
Familiares, amigos, filhos ilustres de Jeremoabo que amam a música, a cultura se orgulham de ter tê-la como Maestrina.
Conheça um pouco da sua trajetória trajetória:
• Cécilia Sumaia fez Licenciatura em música especialidade em violão pela a Universidade Católica do Salvador.
• Está terminando Bacharelado em instrumento - violão.
• Esta finalizando o curso em musicoterapia (coterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, por um(a) musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. (World Federation of Music Therapy) (http://pt.wikipedia.org)
Cecília, PARABÉNS!!!