Foto: Divulgação
O Tribunal de Contas dos Municípios votou pela procedência da denúncia feita contra a prefeita de Santaluz, Quitéria Carneiro Araújo, pela prática de nepotismo na nomeação de seu marido, Joselito Carneiro Araújo Júnior, no cargo de Secretário Municipal de Administração, na sessão desta terça-feira (28). O conselheiro Paolo Marconi, deu prazo de 30 dias para que ela exonere o marido e a multou em R$2 mil.
Para o relator, a prefeita não comprovou a aptidão técnica do marido para exercer o cargo. A justificativa dada foi de que ele foi “eleito e reeleito sempre com ótima avaliação”, o que para o conselheiro Paolo Marconi não comprova qualificação. Cabe recurso da decisão.
Santaluz: Decisão proíbe marido de prefeita de entrar em prédios do Município
por Cláudia Cardozo / Francis Juliano
Foto: Reprodução / Calila Notícias
Uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) proíbe o ex-prefeito de Santaluz e esposo da atual prefeita, Quitéria Carneiro Araújo (PSD), de entrar em repartições públicas do Município. A medida, publicada nesta quarta-feira (29), foi tomada pelo desembargador Mário Augusto Abiani Alves Júnior, que acolheu ação do Ministério Público do Estado (MP-BA).
Segundo a decisão, a presença de Joselito Carneiro de Araújo Júnior, ex-prefeito e esposo da prefeita, em dependências do Município poderia causar influência na administração direta da prefeita bem como na atuação de servidores da prefeitura.
Em caso de desobediência à decisão, Joselito Araújo Júnior, o “Junior do Max”, terá de arcar com multa de R$ 10 mil. Antes de ser agora impedido de entrar em prédios municipais, o ex-prefeito teve a exoneração do cargo de secretário de Administração decretada pela Comarca de Santaluz. Além do TJ-BA, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) também determinou a exoneração do cargo do primeiro escalão (lembre aqui).
Nota da redação deste Blog - Aconselho aos aculturados que " soletrem" e entendam.
O TCM-BA adotou contra o Município de SANTALUZ a mesma sentença que aplicou contra o NEPOTISMO existente em Jeremoabo.
Repetindo o TCM-BA determinou que a prefeita demitisse seu marido que amparado no nepotismo estava assumindo o CARGO DE SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO.
Frisando para chamar bem atenção, o TCM-BA deu uma prazo igual a Jeremoabo para a prefeita demitir seu marido que estava assumindo o Cargo de Secretário de Administração, semelhante a Jeremoabo onde a esposa do prefeito, o genro e a nora e outros, também estão exercendo cargos amparados no nepotismo.
Para encurtar a conversa, o TCM-BA determinou que o prefeito demitisse, a prefeita recorreu ao TJ-BA, o Desembargador além de conformar o ato do TCM-BA, ainda proibiu o marido da prefeita entrar na prefeitura.
Como em Jeremoabo o gestor está acima da lei, talvez desrespeite a determinação do TCM-BA.