quarta-feira, maio 29, 2019

Justiça do Paraná decide que Eduardo Cunha vai cumprir o resto da prisão no Rio


Resultado de imagem para eduardo cunha preso charges
Charge do Gérson (Arquivo Google)
Luiz Vassallo, Julia Affonso e Fausto MacedoEstadão
Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, será transferido do Complexo Médico Penal de Pinhais, no Paraná, para um presídio no Rio de Janeiro. O emedebista cumpre pena de 14 anos e 6 meses imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no âmbito da Operação Lava Jato. Ele está preso desde outubro de 2016.
A transferência foi autorizada pela Justiça Estadual do Paraná. Segundo o advogado Aury Lopes Júnior, que defende Eduardo Cunha, a decisão acolhe o ‘direito de ficar próximo da família’. “É um pleito dele já há bastante tempo, legítimo. Ele tem o direito de ficar perto da família. Então, realmente, vem ao encontro dos anseios dele e da defesa”.
Eduardo Cunha foi sentenciado, em novembro de 2017, pelo TRF-4, por suposta propina de US$ 1,5 milhão envolvendo a compra de um campo petrolífero em Benin, na África, pela Petrobrás, em 2011. As acusações envolveram crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A Lei 7.210/84, que regula a execução penal, realmente garante esse direito ao preso de bom comportamento, como é o caso de Eduardo Cunha. O benefício pode atingir também outros presos, como Lula, que prefere ficar em São Paulo, José Dirceu, cuja mulher mora em Brasília com a filha, e João Vaccari Neto, que tem família em São Paulo. A transferência foi criticada por mim aqui na TI, mas é justa, porque o objetivo da pena é ressocializar o criminoso. E quem decide sobre a transferência é o juiz da Vara de Execuções Penais. (C.N.)

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas