quarta-feira, maio 29, 2019

Ilhéus: Vereador e empresários foragidos se entregam à Justiça

Quarta, 29 de Maio de 2019 - 07:40


Ilhéus: Vereador e empresários foragidos se entregam à Justiça
Foto: Reprodução / Blog do Gusmão
Quatorze dias depois de deflagrada a Operação Xavier, o vereador e ex-presidente da Câmara de Ilhéus, no sul, Lukas Paiva se entregou à Polícia. Paiva se apresentou na tarde desta terça-feira (28) no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador. Segundo o Blog do Gusmão, também se entregou na mesma ocasião o empresário Leandro Silva Santos que também teve a prisão preventiva decretada.

Os dois devem ser transferidos para Ilhéus. A Operação Xavier (ver aqui) foi deflagrada no dia 15 de maio. Conforme as investigações, que duraram dois anos, os envolvidos atuavam em um esquema de fraudes em licitações, contratos e lavagem de dinheiro no âmbito da Câmara de Ilhéus. Os crimes teriam ocorrido entre 2011 e 2018.

A ação foi desencadeada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus com apoio da Polícia Federal, entre outros órgãos.

Lukas Paiva assim como Tarcísio Paixão – vereadores e ex-presidentes da Câmara local – já foram substituídos na Casa. Entraram os suplentes Reynaldo Oliveira dos Santos [Zé Neguinho] no lugar de Tarcísio Paixão, e Carlos Augusto Cardoso da Silva [Augustão] assumiu na vaga de Lukas Paiva.

Um terceiro vereador, Gilmar Sodré, também tomou posse na vaga de Aldemir Santana, vereador que não foi preso, mas teve o afastamento decretado pela Justiça sob acusação de ameaçar de morte uma testemunha (veja aqui).
Bahia Notícias

Em destaque

Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica em Salvador

                                          Foto Divulgação Cemitério Jardim da Saudade inaugura Espaço de Reflexão com celebração ecumênica ...

Mais visitadas