Foto: Divulgação / PF
Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpre mandados judiciais na manhã desta quinta-feira (30) em Itambé, no Médio Sudoeste baiano. Denominada de “Pedra Afiada”, a operação decorre de uma investigação iniciada em 2017 que apura relações de uma empresa da região com a prefeitura de Itambé. Segundo a PF, a companhia venceu obras de calçamento da cidade, desviando recursos públicos, sem concluir as obras contratadas ou concluindo o trabalho parcialmente.
A PF também informou que ao longo das investigações ficou evidente que a empresa servia apenas de “fachada” e que, na verdade, não havia concorrência nenhuma na licitação. Entre os anos de 2014 e 2015, a organização criminosa obteve contratos públicos, dos quais R$1.270.411,42 teriam sido desviados ou utilizados de forma indevida.
São cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de medidas cautelares diversas da prisão e 12 mandados de intimação em Itambé e Vitória da Conquista. O nome da operação, Pedra Afiada, é uma dupla referência ao material utilizado para as obras – paralelepípedo – e representa também o significado de Itambé na língua Tupi.
Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, desvio de recursos públicos e fraude à licitação.
Bahia Notícias
Nota da redação deste Blog - Só em Jeremoabo que acontece todas essas trambicagens porém ficam abafadas nas quatro paredes da Câmara de Vereadores de Jeremoabo.
Em quase todas as reuniões para alegrar e distrair a "distinta plateia" os vereadores ficam disputando quem denuncia maior número de malversação com o dinheiro público, só que o jogo fica ali mesmo é apenas para conhecimento da restrita plateia, é o faz de conta que estão agindo.
A jogada agora é a oposição mostrar todas as irregularidades praticadas pelo atual prefeito Deri do Paloma, em contrapartida os vereadores da situação mostram o ROMBO do empréstimo concedido a ex-prefeita Anabel, empréstimo esse aprovado por todos eles, se não me engano de R$ 7 ou 8 milhões, onde segundo os vereadores da situação esse dinheiro desapareceu, a mesmas apenas fez obras eleitoreiras de um calçamento sonrizal, não pode ver água que desmancha.
Enquanto isso o povo assuma seu papel de de palhaço.