Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, março 31, 2019

Conselheiro representa contra secretário municipal de Saúde no MP por improbidade


Conselheiro representa contra secretário municipal de Saúde no MP por improbidade
Foto: Bahia Notícias
O secretário de Saúde de Salvador, Luiz Galvão, pode ser investigado pelo Grupo Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a partir de uma representação do conselheiro municipal de Saúde Marcos Antônio Sampaio. A representação foi protocolada no Gepam na última sexta-feira (29). O conselheiro aponta crime de improbidade administrativa cometido pelo gestor, por descumprir o artigo 37 da Constituição Federal, por não apresentação das contas da secretaria.

“O Sr. Luiz Galvão vem negando acesso às contas públicas municipais vinculadas à saúde, na medida em que não está realizando as prestações de contas a que estaria vinculado. O gestor do ‘SUS’, está obrigado a prestar contas a cada quatro meses, em audiência pública, bem como deve levar ao conhecimento do Conselho Municipal os contratos assinados e sob a sua responsabilidade”, diz a representação.
O documento destaca que o gestor afirma prestar contas apenas ao Conselho Municipal de Saúde, uma vez a cada semestre. Mas pontua que a Lei Complementar 141/12, no artigo 36, o obriga a prestar contas quadrimestralmente à Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, em audiência pública aberta à população. Outro ponto é a não disponibilização das prestações de contas da secretaria e quais contratos foram assinados, bem como valores e quanto o Fundo Municipal de Saúde recebeu.

A transparência pública também é assegurada em lei federal (12.527/11), outra lei descumprida pelo secretário. Para o conselheiro, garantir a publicidade dos contratos, atos e gastos públicos evitaria escândalos de corrupção que prejudicam toda a sociedade soteropolitana. “Não queremos, contanto, caça às bruxas. Se o secretário retomar o cumprimento da lei e possibilitar a livre fiscalização social das contas públicas, retiro a representação apresentada ao Ministério Público”, declarou o conselheiro. A representação foi movida após a Operação da Polícia Federal na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (veja aqui).

Bahia Notícias

Em destaque

Morre aos 77 anos em Aracaju, Maria Feliciana, a rainha da altura

  em  27 abr, 2024 17:45 Morre aos 77 anos em Aracaju, Maria Feliciana, a rainha da altura (Foto: reprodução Instagram / Maria Feliciana) Mo...

Mais visitadas