Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, março 30, 2019

Lembrando Rosa Luxemburgo, a revolucionária que nos legou um sorriso no escuro

Posted on 

Resultado de imagem para ROSA LUXEMBURGO FRASESDaniel Aarão ReisO Globo
Ela veio ao mundo em Zamosc, no interior da Polônia russa, em 5 de março de 1871. De família judia, teve uma infância difícil. Uma displasia congênita deixou-a manca. O nariz grande e os cabelos crespos não se enquadravam nos padrões estéticos. Em compensação, a família amorosa e bem-humorada envolveu-a com afetos. Admiravam sua inteligência sensível, crítica e rebelde. Havia fogo naquela alma, observara o pai.
A rebeldia aumentou em Varsóvia, para onde se mudou a família. Como compreender a combinação de opulência e miséria? O pensamento de Marx pareceu-lhe persuasivo, mas teve que partir, com apenas 17 anos, para Zurique, na Suíça, onde havia uma universidade aberta para mulheres. Ao dizer-lhe adeus, segredou-lhe a irmã: “Vai, mana, você é a única que pode fazer famoso o nome de nossa família”.
HORIZONTES – Em Zurique, abriram-se amplos horizontes. Ali encontrou o primeiro amor: Leo Jogiches. Com ele fundou, em 1893, o Partido Social-Democrata do Reino da Polônia e da Lituânia e discursou num congresso internacional. Anos depois, publicou sua tese de doutorado sobre o desenvolvimento industrial da Polônia. A mãe ainda pôde ver o livro de autoria da Doutora Rosa Luxemburgo, e chorou, comovida.
Em 1898, com 27 anos, desembarcou em Berlim, sede do Partido Social-Democrata alemão, considerado o maior do mundo. Comentou: “Cheguei como estrangeira e completamente só”.
Afirmou-se onde pontificavam, salvo exceções, apenas homens. Oradora, redatora, professora, teórica, lidaria com as questões candentes do movimento revolucionário.
POLEMIZANDO – Com Eduardo Bernstein, discutiu as relações complexas entre reforma e revolução. Não havia por que separá-las, deveriam, antes, articular-se, em proveito da segunda. Polemizou com Vladimir Lenin sobre a questão nacional, enfatizando o caráter internacional da proposta socialista.
Questionou o autoritarismo leninista. O socialismo deveria ser expressão da consciência, das lutas e das organizações autônomas dos trabalhadores, e não obra de vanguardas iluminadas.
E deveria ser, necessariamente, livre e democrático. Contra K. Kautsky e A. Bebel, principais lideranças alemãs, denunciou o abandono dos princípios em benefício de uma gestão “social” do capitalismo.
GREVE POLÍTICA – Inspirada pelos revolucionários russos de 1905, cultivando ilimitada confiança na classe operária, Rosa elaborou a experiência da greve política de massas. Acreditava no movimento para superar a estagnação política.
Quando explodiu a Primeira Grande Guerra, quase todos os companheiros aliaram-se, a reboque, aos governos europeus na maior carnificina que a história jamais concebera. Era para desesperar.
Em julho de 1916, Rosa foi presa, pela terceira vez, agora por seus escritos contra a guerra. Da cadeia, continuou denunciando aquela orgia de horrores.
ESPERANÇOSA – Acompanhou esperançosa e inquieta a Revolução Russa. Lamentava “a imobilidade de cadáver do proletariado alemão” e as tendências antidemocráticas dos bolcheviques.
Em novembro de 1918, afinal, proclamou-se a República Alemã. Anistiada, Rosa reganhou a liberdade. Nesta altura formara-se um partido alternativo à social-democracia. Dali nasceu o Partido Comunista alemão, ao qual se filiou, sem grandes certezas.
Empolgados com o rumo e o ritmo dos acontecimentos, os comunistas envolveram-se numa insurreição em Berlim. Cedo demais? Depois da tentativa derrotada, o cerco apertou. Foi presa e espancada, antes de ser assassinada, em 15 de janeiro de 1919. Triplamente culpada: mulher, judia e revolucionária.
SEMPRE AMANDO – Ao longo da vida, no turbilhão da militância, Rosa nunca desistiu de amar. Namorou diversos homens de diferentes idades, desafiando, sempre, o senso comum e a moral estabelecida.
Ela gostava de dizer: “No escuro, sorrio para a vida… procuro dentro de mim alguma razão para esta alegria, e nada encontrando… acredito que o segredo não é senão a própria vida…”
Morreu acreditando na revolução inevitável que não aconteceu e no socialismo democrático que ainda está por nascer. Legou-nos a difícil arte de sorrir no escuro.

Em destaque

Lira: Nós temos um câncer no Brasil que se chama Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI)

  . Por POLÍTICA JB com Agência Estado redacao@jb.com.br Publicado em 27/04/2024 às 19:37 Alterado em 27/04/2024 às 19:37                   ...

Mais visitadas