Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, março 30, 2019

Memórias literárias, com um abraço de Saramago, bem antes de ganhar o Nobel


Resultado de imagem para saramago em 1980Antonio Rocha
O sol estava frio, naquela manhã de inverno em Lisboa, fevereiro de 1980. Entro numa tasquinha (como os portugueses costumam chamar os seus botequins) e encontro com a escritora e crítica literária Maria Lucia Lepecki, brasileira, mineira, radicada em Portugal desde a Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974. Ela também é professora titular de Literatura Portuguesa da Universidade Clássica de Lisboa.
– Ainda bem que vocês apareceram! Que tal hoje à noite irmos à Casa do Alentejo, vai ter o lançamento do livro do Saramago.
Sentamos eu e minha mulher, nossa filha Vera ainda repousava no ventre de Heloisa, em pose fetal curtia os ares lusitanos.
Enquanto tomávamos o café da manhã, Maria Lúcia Lepecki foi explicando: – O José Saramago lança hoje o “Levantado do Chão”. Um romance magnífico. Eu li quando estava ainda no original datilografado. É que eu sou muito amiga dele. No começo fiquei apreensiva, pois o livro começa brilhante, de forma inusual, inusitada para as tradicionais letras portuguesas. É uma virada histórica. Ou, como os portugueses costumam falar, uma “viragem”. Podem não ter sido estas as palavras de Maria Lucia Lepecki, mas o sentido vale.
ERA UMA FESTA – À noite, um simpático bondinho ou “elétrico” se preferirem, nos levou até a Casa do Alentejo, em uma ruazinha próxima ao Rossio, no coração da capital.
O ambiente cheio e festivo nos iniciava no lançamento. Na verdade, era um jantar, festa, com discurso e tudo o mais. Tinha até um Coral de Camponeses vindo diretamente do Alentejo, a região do latifúndio antes do 25 de abril e que nessa época, pós-Revolução dos Cravos, estava recheada de “comunas”, lotes, trechos de terra da Reforma Agrária que eles chamavam de UCPs – Unidades Coletivas de Produção.
No movimentado salão procuro a mesa onde Maria Lúcia Lepecki nos espera, sentamos e, para surpresa, era uma mesa comprida e com alguns lugares vazios. Logo depois chegam os “donos” dos lugares: o primeiro-ministro do 25 de Abril, Vasco Gonçalves e esposa, mais o general Costa Gomes e senhora, líderes do MFA – Movimento das Forças Armadas que derrubou a ditadura salazarista e depois caetanista de 48 anos e ocuparam o primeiro governo revolucionário de Portugal, em pleno século XX.
Resultado de imagem para saramago em 1980CHEGA SARAMAGO –  Logo a seguir sentam conosco o poeta Armindo Rodrigues e a estrela da noite, o escritor José Saramago.
Nessa época, a Casa do Alentejo era uma espécie de centro cultural do Partido Comunista Português e significativos nomes da intelectualidade lusitana faziam parte.
No momento em que foi autografar o meu exemplar, Saramago abraçou-me e exclamou: “Ó pá, lá vocês tem uma grande, que muito me inspirou, o Guimarães Rosa”. Retribuindo o abraço, sorri e agradeci.
Na época de Salazar, o Alentejo era uma região muito perseguida, foi lá que o PCP organizou a resistência e os campônios, sempre bem articulados, deram muito trabalho à PIDE, a extinta polícia política do ditador. O romance “Levantado do Chão” fala desse tempo, dessa época, desses sonhos, ideais e utopias.
Enquanto a fila de autógrafos aumentava, o Coral dos Camponeses encantou e cantou, desde a Internacional até músicas folclóricas do Alentejo e populares da terra de Camões.
FALA A DOUTORA – Em dado momento o silêncio se fez e a “doutora”, como era camaradamente chamada Maria Lúcia Lepecki resumiu o que me havia contado pela manhã:
“No começo eu fiquei preocupada, pois era uma inovação literária muito grande, enquanto estava lendo os originais datilografados eu não sabia se Saramago ia ter pique para levar até o fim do romance aquele ímpeto, aquela garra, aquela novidade. E de fato foi”.
Tanto foi, que está aí até hoje o primeiro Prêmio Nobel da Literatura em Língua Portuguesa.
A professora doutora Maria Lúcia Lepecki depois se tornou esposa do primeiro-ministro da República de Cabo Verde.

Em destaque

Previdência altera certidão para aposentadoria de servidores públicos

  26/04 – 13:00   Governo vai ao STF contra desoneração da folha O governo federal ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (A...

Mais visitadas