Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou nesta sexta-feira (29) que a sobrecarga na Corte representa o "fracasso das instituições". A declaração foi dada durante seminário em São Paulo.
De acordo com o G1, Toffoli defendeu que a legislação e a Constituição sejam simplificadas para provocar uma queda no número de ações judiciais. "A esquizofrenia vem de antes. Por que? Porque, se tudo vai parar no Supremo, é o significado do fracasso das outras instâncias", disse.
"Por que uma discussão de frete vai parar no STF e o Supremo que tem que decidir se o valor vai ser este ou aquele, ou se o valor está correto ou não está? Isso é o fracasso das instituições brasileiras. E daí tudo cai nos nossos ombros. E aí tudo cai na nossa responsabilidade", criticou Toffoli.
Durante o seminário, o presidente do STF apontou ainda que pediu ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, que a reforma tributária simplifique o texto da Constituição. "Tem que tirar da Constituição quase tudo. Porque, se está na Constituição, vai parar na Justiça, e vai parar no Supremo", disse.
Bahia Notícias