Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, março 28, 2019

Moro minimiza as brigas com Rodrigo Maia, na esperança de aprovar o pacote anticrime


O ministro da Justiça, Sergio Moro, durante entrevista sobre a Operação Luz da Infância Foto: IsaacAmorim/AG.MJ
Moro luta desesperadamente para aprovar o pacote anticrime
Victor FariasO Globo
Após encontro com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, na manhã desta quinta-feira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou que tem “respeito” pelo deputado e que as “rusgas precisam ser contornadas”. Os dois tinham protagonizado um bate-boca público na semana passada em torno da tramitação do pacote anticrime na Câmara.
Moro comentou o episódio durante coletiva de imprensa  sobre a Operação Luz da Infância, que investiga casos de pedofilia e pornografia infantil em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Para ele, as farpas trocadas foram “ruídos de declaração” que não mudam a relação de respeito que tem pelo parlamentar.
SINALIZAÇÃO — “Hoje foi só mais uma sinalização. Tenho uma relação bastante cordial com o presidente da Câmara, uma pessoa muito sensata” — disse, acrescentando: — “Temos que deixar as divergências pessoais de lado, que, às vezes, nem são tão pessoais, são bobagens”.
O ministro explicou que conversou com Maia sobre as possibilidades de tramitação do pacote anticrime, motivo pelo qual o ministro e o presidente da Câmara discordaram na semana passada.
“Foi acertado um compromisso de o projeto tramitar na Câmara. Têm alguns senadores que querem também tramitar no Senado, isso seria uma iniciativa dos senadores”.
CONSENSO – O pacote de Moro rivaliza com a reforma da Previdência na tramitação da Câmara. Moro destacou ser consenso de que ambos são importantes e necessários.
— A Previdência não é minha pauta, mas foi apresentado um projeto consciente. Há um consenso de que é necessário reformar a previdência para torná-la mais justa. O presidente Jair Bolsonaro apoia, o presidente Rodrigo Maia apoia…
Na semana passada, Maia criou uma comissão para analisar a proposta de Moro junto com outra mais antiga, sobre o mesmo tema, apresentada por um grupo liderado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo. Na prática, atrasaria o andamento do pacote do governo. O ministro da Justiça reclamou e Maia chegou a rebater Moro dizendo que a proposta dele era um “copia e cola” da de Moraes.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Moro é um homem de caráter, uma espécie de cordeiro em meio aos lobos da política. Seu pacote anticrime não tem a menor chance de ser aprovado, a não ser que se elimine a parte em que propõe maior rigor no combate aos crimes de corrupção e caixa 2, além da obrigatoriedade da prisão após segunda instância. Conforme já explicamos aqui, o pacote anticrime vai virar um embrulho, pois se limitará a aumentar o rigor nas penas dos crimes de violência. Apenas isso. (C.N.)

Em destaque

Previdência altera certidão para aposentadoria de servidores públicos

  26/04 – 13:00   Governo vai ao STF contra desoneração da folha O governo federal ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (A...

Mais visitadas