Foto divulgação
Na democracia, o papel da oposição é claro: fiscalizar a administração, os atos dos governantes, atuar como agente capaz de aperfeiçoar proposições de governo, ser catalisadora das demandas e insatisfações populares e, de certa forma, ajudar o governo a errar menos e administrar melhor, criticando, apontando equívocos e incongruências, destacando as consequências de desacertos e denunciando erros e omissões. Oposição competente contribui para se alcançar o objetivo da ação política. Além disso, deve ser propositiva e apresentar caminhos diferentes dos atuais para garantir maior eficiência do setor público e possibilitar o constante crescimento nacional. (Luiz Carlos Borges da Silveira)
" Bertolt Brecht, o autor do tão conhecido texto sobre o analfabeto político, foi também o autor da frase "Quem não conhece a verdade não passa de um tolo; mas quem a conhece e a chama de mentira é um criminoso!".
A oposição faz o contraponto, fiscaliza, oferece novas perspectivas e mostra quais devem ser os limites do governo. A oposição é que garante, a qualquer cidadão, o direito de manifestar livremente suas opiniões sobre aqueles que o governam.
A oposição é a garantia da democracia. E não se enganem, é preciso ter muita coragem para fazer oposição aos erros de uma administração em andamento. A maioria prefere abaixar a cabeça. Poucos se arriscam para apontar os equívocos, mostrar imperfeições e sugerir outras possibilidades, se for o caso." (Nilson Almir).
Todos sabemos que a oposição é salutar, benéfica. E ela tem mesmo de existir. Isso é uma prática da democracia, graças a Deus.
Toda unanimidade é burra, disse Nelson Rodrigues, e um governo sem oposição castra o povo. " (Nilson Almir).
Toda unanimidade é burra, disse Nelson Rodrigues, e um governo sem oposição castra o povo. " (Nilson Almir).
Recebemos da oposição em Jeremoabo duas matérias publicadas nos sites de Paulo Afonso a respeito do cidadão que foi nomeado Controlador da Prefeitura de Jeremoabo o Sr. FLÁVIO RICARDO DE QUEIROZ FERINO, cujos assunto foi " Controlador geral de Glória-BA é preso por compra de votos e MP aciona Bloco Arena por lesar população e consumidores de Paulo Afonso".
Mesmo os artigos não sendo de nossa autoria, apenas transcrevemos, mesmo assim tivemos o trabalho de efetuar uma minuciosa busca a respeito da veracidade, onde encontramos no site do TRE-BA um recurso Andamento do Processo n. 450-76.2016.6.05.0084 - Recurso Eleitoral - 15/06/2018 do TRE-BA -TPublicado por Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
Como existem fanáticos em ambos os lados, alguns sem nenhum fundamento comentou que a matéria era " tendenciosa" por tratar-se de processo antigo que não mais existia, que já havia sido julgado etc.
Um dos processos conforme informando pela parte por enquanto só foi autuado, já o outro como provado acima, está no TRE-BA para ser julgado, aliás, um dos advogados neste mesmo processo é o Advogado JOSÉ LEÃO.
Para refrescar a memoria dos que falam apenas por falar, cito o RECURSO DO HOJE PREFEITO ELEITO DERI DO PALOMA, que foi eleito no pleito eleitoral em Jeremoabo, a parte perdedora recorreu em primeira instância, perdeu, recorreu no TRE-BA, perdeu, recorreu no TSE e posteriormente no STF.
O resultado foi que DERI DO PALOMA mesmo sendo vitorioso teve que esperar 18 meses para assumir.
Com isso quero dizer que julgamento em primeira instância não significa " transito julgado".