Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, setembro 10, 2008

Raio Laser

Tribuna da Bahia e equipe
Oportuno
O deputado Carlos Gaban (DEM) acertou na mosca ao citar o caso da venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia, apurado pela polícia baiana em conjunto com o Ministério Público, quando critica a tentativa do TJ de fazer retornar às Câmara s Especializadas o julgamento de prefeitos e gestores municipais.
Desconfiança
Segundo Gaban, aumentou significativamente a desconfiança sobre o TJ num momento em que pipocam estas denúncias, o que torna uma temeridade o Judiciário baiano sobrepassar uma lei aprovada na Assembléia, assegurando o julgamento pelo conjunto dos desembargadores, por outra, que restringe o colegiado de julgamento.
Ligações perigosas
Por falar em TJ, bem que a Operação Janus, da polícia baiana com o MP, poderia pegar o caso de um famoso escritório de advocacia baiano, de nome pomposo inclusive, acusado de ligações perigosas com o TJ baiano, que acaba de assumir a defesa da construção de um empreendimento para lá de suspeito na orla da Barra.
Parabéns
Ainda por falar em Operação Janus, estão de parabéns a polícia baiana e o Ministério Público pela coragem de assumir as investigações sobre o caso de vendas de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia, contribuindo, assim, para dar mais transparência ao mais fechado dos Poderes republicanos.
Mais quente
Só para os puristas, cujas justificativas não convencem mais a ninguém, o horário eleitoral mais quente, com revelações e troca de acusações entre os candidatos, é ruim para a campanha. Além da elevação do tom entre os concorrentes animar o telespectador, as chances de que se conheça cada um deles mais profundamente, com o incentivo dos adversários, é sempre maior.
Boa de briga
A ex-prefeita Lídice da Mata, candidata a vice na chapa de Walter Pinheiro, é apontada como a grande incentivadora, no âmbito da campanha petista, da elevação do tom de seu companheiro no horário eleitoral gratuito. Ela viria defendendo junto ao candidato, que nada deve ficar sem resposta, principalmente os ataques do prefeito João Henrique e seu PMDB.
Escândalo
O candidato a vereador do PMDB pego distribuindo asfalto a torto e direito no bairro da Fazenda Grande do Retiro e a empresa que lhe vende o produto, a Ebrae Construções, de Simões Filho, não perdem por esperar. O presidente da Câmara Municipal, vereador Valdenor Cardoso, votado no município, prepara um pedido ao Ministério Público para coibir o abuso.
Cobrança
A Oposição na Assembléia não perde a oportunidade de fustigar o governador Jaques Wagner (PT) com o fato de ele ter, ao mesmo tempo, três candidatos a prefeito - o petista Walter Pinheiro, o tucano Antonio Imbassahy e o peemedebista João Henrique. “O governador tem que assumir uma posição clara. Está em três palanques diferentes e não assume uma candidatura como aquela que verdadeiramente apóia. Até mesmo o candidato do seu partido, o governador diz apenas que ‘torce’ pela sua eleição, sem se comprometer com ninguém, saindo do problema para ser bonzinho com o PSDB e PMDB. A Bahia quer uma decisão partidária do governador”, afirmava o deputado Clóvis Ferraz ontem na Assembléia Legislativa.
Campanha
O deputado Aderbal Caldas (PP) continua visitando suas bases políticas no interior do Estado durante os finais de semana, para prestar o seu apoio aos candidatos a prefeito no pleito do próximo dia 5 de outubro. Domingo, em Gandu, o deputado participou do comício e da caminhada em prol da candidatura do médico Fernando Guedes, que já foi chefe do Executivo municipal.
Decisão inédita
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou ontem grampos telefônicos feitos pela Polícia Federal com autorização judicial. A decisão, unânime, foi tomada em julgamento realizado na sexta turma do STJ. Os ministros consideraram que o prazo da escuta (mais de dois anos) feriu a legislação. O blog diz que a decisão do STJ é inédita e abre um perigoso precedente que deve ser usado em outros processos. “Até aqui, prevalecia no STJ o entendimento de que as interceptações podiam ser renovadas indefinidamente, de 15 em 15 dias”, diz o blog.
Pesar
Os senadores baianos César Borges (PR) e Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM) homenagearam, no Senado, com a apresentação de voto de pesar, o cantor e compositor Waldick Soriano, falecido na madrugada da última quinta-feira. César Borges afirmou que o cantor baiano “transcendeu os limites da música popular para se tornar querido e admirado por brasileiros de todos os gostos musicais”.
Planejamento familiar
O Projeto de Lei nº 313/2007, do deputado Maurício Trindade (PR-BA), que altera e aprimora a legislação que trata sobre o planejamento familiar, foi incluído na ordem do dia da Comissão de Seguridade Social e Família. A proposta, apresentada por Trindade em março do ano passado, entra em pauta, finalmente, para discussão e votação, na próxima reunião daquela Comissão. As alterações propostas tornam a lei justa e mais completa, ampliando o acesso à informação e aos métodos contraceptivos à camada mais necessitada da população. Com a sua aprovação, torna-se obrigatória a implantação de programas e disciplinas de educação sexual nas escolas de ensino médio e fundamental.
Lado bom
O mercado espera para hoje a divulgação do resultado do crescimento do PIB no segundo trimestre de 2008. A expectativa é de que alcance 5,2% acima do registrado no ano passado. Com isso, o crescimento da economia pode fechar o ano com 6%.
Lado ruim
Também é aguardada para hoje a divulgação da nova taxa básica de juros pelo Copom. Preocupado em reduzir os níveis de inflação, não será surpresa se o Banco Central elevar em mais 0,75% o custo do dinheiro.
Justa homenagem
Um dia antes de completar 68 anos de idade, o delegado João Barbosa Laranjeira de Carvalho recebeu de presente o reconhecimento da Câmara de Salvador pelos serviços prestados à comunidade baiana. Por iniciativa da vereadora Vânia Galvão (PT), ele, que até fevereiro deste ano assumiu o cargo de delegado-chefe da Polícia Civil, foi agraciado na quinta-feira à noite com a Medalha Thomé de Souza, a mais alta honraria do Legislativo municipal. A sessão solene, realizada no Plenário Cosme de Farias, foi presidida pelo vereador e também delegado Giovanni Barreto (PT). Emocionado, Laranjeira dividiu a homenagem com toda a classe policial, aproveitando para defender melhores recursos e condições de trabalho, indispensáveis ao atendimento dos anseios da população por mais segurança.
“Daventura”
Um passeio de barco motorizado e de carro com tração 4x4, caminhada guiada por trilhas na Mata Atlântica e ainda uma emocionante tirolesa e remo em canoas canadenses fazem parte da Corrida Daventura, que envolverá atletas de várias partes do País, em Praia do Forte, no próximo sábado 13. Contando com o apoio do Hotel Vila dos Corais, que irá recepcionar os atletas participantes, a corrida terá provas diferentes, como arrecadar embalagens recicláveis para as aulas de música da Escola São Francisco, em Praia do Forte, e as modalidades de trekking, orientação, mountain-biking, canoagem, natação e costeira. Mais informações sobre a Corrida Daventura pelo site www.daventura.com.br ou na Academia Vida Ativa (Costa Azul), às 20 horas de amanhã, quando os detalhes do evento serão anunciados.

Em destaque

A necessária erradicação do trabalho infantil no Brasil

Publicado em 20 de outubro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Nando Motta (Arquivo do Google) Pedro d...

Mais visitadas