Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, setembro 25, 2008

Dirceu abandona filho candidato no Paraná

CURITIBA - Nas eleições de 2004, o atual prefeito de Cruzeiro do Oeste, a 545 quilômetros de Curitiba, no noroeste do Paraná, José Carlos Becker de Oliveira e Silva (PT), de 30 anos, conseguiu a consagração nas urnas, com 72% dos votos válidos, um dos melhores desempenhos no Estado. Contou para isso com a fama de superministro do pai, o então chefe da Casa Civil José Dirceu, que compareceu a diversos atos políticos na cidade.
Agora, fora do governo federal e sob acusação de envolvimento no caso mensalão, Dirceu não apareceu para dar apoio público ao filho, que tenta a reeleição pela coligação 'Juntos por Cruzeiro' (PT/PTB/PP/PRB/PMN/PHS/PR/PRTB/PC do B). Responsáveis pela agenda do ex-ministro e ex-deputado federal pelo PT de São Paulo disseram que, a princípio, não há nenhuma data destinada a uma visita à cidade, onde Dirceu viveu na clandestinidade, após exílio em Cuba.
Mas a discussão sobre o apoio explícito ou não do ex-ministro não faz parte do dia-a-dia da campanha de Zeca Dirceu, como o prefeito é conhecido. Comícios grandiosos como os de 2004 não estão programados. Segundo a assessoria, ele tem cumprido expediente normal na prefeitura e, no horário de almoço e à noite, sai para visitar eleitores. "A expectativa é crescer mais (o índice de intenção de votos)", afirmou o assessor do prefeito, Joel Guedes. Na agenda, a proposta de reforçar o trabalho em prol da saúde se conseguir a reeleição. "É um setor que merece atenção muito grande", disse Guedes.
Embora não haja pesquisas formais na cidade, a candidata da coligação 'Tudo Pode Ser Melhor' (PDT/PMDB/PSDB/PSB/PSL/PRT), professora Helena Bertoco, de 50 anos, é apontada como a principal adversária do prefeito.
Da coligação, apenas PSDB e PRT não apoiaram Zeca Dirceu em 2004. "Ele concorria contra um ex-prefeito que não estava bem e o pai era ministro, por isso o município uniu-se", disse o coordenador da campanha de Bertoco, José Benito. A principal proposta também é a melhoria na saúde. "É bem deficiente", destacou Benito. A campanha para cativar o voto dos 13.042 eleitores da cidade é feita em visitas às casas e no contato diário das ruas.
O PPS lançou como candidato o comerciante Rubens Rodrigues de Almeida, de 45 anos. A pregação da chapa é mais voltada à conscientização sobre o valor do voto. "Se há críticas contra os ocupantes de cargos, a culpado é o eleitor, que é quem vota", disse Yukio Tominaga, candidato a vice na chapa. "O povo está mal orientado sobre política." Segundo ele, que concorria à reeleição e ficou em segundo lugar quando da eleição de Zeca Dirceu, a cidade "acreditou em um conto de fadas". "Agora ele promete a mesma coisa", disse. "Nós não prometemos, nós fazemos."
Também na disputa está o comerciante José Toshiaki Matsumoto, de 65 anos, outro que vai para as ruas encontrar-se com os eleitores. "Todos nos recebem tão bem que ficamos empolgados", disse. Ele destacou que a principal meta, caso eleito, será construir um mini-hospital para atendimento especializado. Mas como não tem muita certeza da vitória, já avisou: "Se não vencer agora, na próxima saio quente".
Índio caiapó, que deixou a reserva no interior de Goiás ainda criança, Juayaraci Magarinary Kuyaraguy (PSDC), de 84 anos, está na disputa pela segunda vez. Em 2004, teve apenas 285 votos. Ele não foi encontrado para falar sobre sua campanha.
Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas