Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, setembro 22, 2008

Ponto final. O voto é para Raimundo


Paulo Afonso é importante centro regional e conta com um eleitorado de 69.906 eleitores, conforme números divulgados pelo TSE, não comportando aventuras, não podendo ser desconsiderado por nenhuma agremiação partidária, e muito menos, para quem pretenda consolidar posição já pensando em 2010. Eleito Raimundo Caíres como da preferência do Governador, o inimigo (no bom sentido), a ser batido, é Anilton, do DEM.
Nas últimas eleições municipais de Paulo Afonso, 2004, a base aliada dos Governos Lula e Jaques Wagner, em Paulo Afonso, esteve junta com o PSB, PT e PP. Para as próximas eleições de 05 de outubro, o racha, com o PSB lançando seu candidato à reeleição, Raimundo Caíres, PT e PP, com seus próprios candidatos, Maninho e Val, respectivamente.

As indagações que se fazia eram se o Governador viria até Paulo Afonso, e vindo, para quem iria pedir votos, se para o PT, de sua legenda, ou o PSB, de Raimundo Caíres, de sua base aliada e da Deputada Lídice da Mata e candidata a vice-Prefeito com Walter Pinheiro em Salvador. Depois de um périplo por 05 cidades, Quijingue, Antas, Jeremoabo, Glória e Paulo Afonso, o Governador deu as cartas para Paulo Afonso, pediu voto para Raimundo Caíres.

No comício realizado na Av. Getúlio Vargas, na noite de ontem, 20.09, ao final da carreata promovida por Raimundo, o Governador foi bem claro, elegeu o DEM como partido a ser derrotado, antecipando o quadro de 2010, e pediu voto para Raimundo Caíres, o elegendo como instrumento de consolidação de avanço político para Paulo Afonso e para as políticas incrementadas pelo Governo Lula.

Paulo Afonso é importante centro regional e conta com um eleitorado de 69.906 eleitores, conforme números divulgados pelo TSE, não comportando aventuras, não podendo ser desconsiderado por nenhuma agremiação partidária, e muito menos, para quem pretenda consolidar posição já pensando em 2010. Eleito Raimundo Caíres como da preferência do Governador, o inimigo (no bom sentido), a ser batido, é Anilton, do DEM.

É preciso entender a dinâmica do processo eleitoral brasileiro. Nas eleições em turno único, aplicado nos Municípios com população inferior a 200.000 habitantes, o pleito é de tiro curto. Se o Partido não dispõe de nome competitivo ou estrutura para o crescimento no desenvolvimento do pleito, é melhor se aliar. Onde comporta 2º turno, a lógica é diferente.

Nas eleições de 2º turno nada impede o lançamento de candidaturas nanicas para concorrer no 1º, para se criar identidade política ou se estabelecer base para situações futuras, compondo no 2º, assegurando-se espaço político em futuro governo, o que é visto nos maiores centos urbanos.

Aqui entre nós em Paulo Afonso são 05 candidatos a Prefeito. Raimundo Caíres, PSB, Anilton, DEM, Val, PP, Maninho, PT, e Nicolson. Desde o período pré-eleitoral o embate se estabeleceu entre Raimundo e Anilton, se antevendo que os demais não tivessem qualquer chance. Anilton beneficiado pelo desgaste inicial da Administração Raimundo, partiu na frente, já agora, tudo indica que as coisas são outras.

Nenhuma pesquisa foi registrada no Juízo Eleitoral e divulgada por qualquer órgão de comunicação na cidade. As realizadas são de consumo interno e pelos números extra-oficiais que são chegados dão conta do que se pronunciava, a disputa é entre Raimundo e Anilton e não tem conversa.

A busca desenfreada será pelo voto dos indecisos e pelo voto útil. O voto útil reside atualmente nas candidaturas de Maninho, Val e Nicolson, enquanto que o voto dos indecisos é mais problemático, porque se decide até no dia da votação. Para quem tem uma vivência na ciência política, sabe muito bem que o grosso dos votos dos indecisos é definido nos últimos 10 dias que antecedem as eleições.

Na última sexta-feira esteve o ex-governador, salvo engano, e agora, no sábado, o atual. Tenho para mim que a posição do Governador Jaques Wagner poderá definir as eleições de 05 de outubro, a depender da densidade que possa ser traduzida por cada candidato nos últimos dias. O Governador deixou claro que em política tem que ter lado.

Em comentários ao meu último artigo no www.pauloafonsonoticias.com.br, foi dito que o site era meu. Não é e nem sei de quem é. Apenas escrevo e mando. Publica quem quiser.O meu é especializado em direito, www.montalvao.adv.br. Tenho lado, o de Raimundo-PSB, porque entendo que em política de governo faz melhor quem faz opção pelos menos favorecidos.

Como estamos no turbilhão de uma campanha eleitoral, devo ressalvar que a opinião favorável a qualquer candidato não se constitui em violação a Lei Eleitoral, em razão do que encontramos no § 3º do art. 20, da RES - TSE - nº. 22.718, cujo teor é o seguinte: "Não caracterizará propaganda eleitoral a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga, mas os abusos e os excessos, assim como as demais formas de uso indevido do meio de comunicação, serão apurados e punidos nos termos do art. 22 da Lei Complementar nº 64/90."

Paulo Afonso, 21 de setembro de 2008.

Fernando Montalvão.
montalvao.adv@hotmail.com
Mensagem enviada através do site em 21/9/2008 - 8h6m

Fonte: Paulo Afonso Notícias



Em destaque

Bancada da bala articula projeto para rivalizar com PEC do governo Lula e diz ter apoio de Lira

  Bancada da bala articula projeto para rivalizar com PEC do governo Lula e diz ter apoio de Lira sexta-feira, 01/11/2024 - 21h40 Por Caio C...

Mais visitadas