Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, setembro 25, 2008

Wagner anuncia conquistas turísticas

Após três dias de viagem aos Estados Unidos da América, onde acompanhou o presidente Lula no lançamento do programa de turismo “Brasil Sensacional” e na reunião de abertura da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o governador Jaques Wagner reassumiu, ontem, o comando do Poder Executivo. Depois de 15 horas de vôo, ele desembarcou em Salvador por volta das 10h40 e, ainda no aeroporto, assinou o termo de transmissão de cargo juntamente com a presidente do Tribunal de Justiça, Sílvia Zarif, governadora em exercício. Bem humorado, apesar do cansaço da viagem, Wagner se disse satisfeito porque a casa se manteve arrumada e avaliou o resultado de sua viagem como extremamente produtivo. “A Bahia como 3º destino turístico mais procurado do Brasil não poderia faltar ao lançamento do Brasil Sensacional nos Estados Unidos, em que foram anunciados novos vôos da American Airlines e da TAM diretos de Miami para Salvador, até o primeiro trimestre do ano que vem”, afirmou. No discurso de abertura da Assembléia Geral da ONU, tradicionalmente feito pelo representante do Brasil, o presidente Lula destacou a Bahia como Estado sede da reunião de Cúpula de Países do Mercosul e Latino Americanos, nos dias 15, 16 e 17 de novembro deste ano. A desembargadora Sílvia Zarif, primeira mulher a assumir o cargo de governadora do Estado, avaliou a experiência de ser chefe do Executivo como algo importante para o fortalecimento da democracia. “Obrigada pela confiança no Judiciário e por investir num relacionamento de harmonia, respeito, confiança e independência como convém aos poderes instituídos constitucionalmente”, ponderou Zarif, dirigindo-se ao governador. A desembargadora também informou ao governador que já fez contato com o embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró, solicitando a adoção de medidas possíveis para resolver o caso do baiano Wilson Borges Ferreira, preso em Barcelona. O governador disse ainda que, após as eleições deverá planejar as ações de Estado para o ano de 2009, e reforçou a postura de combate à violência, se referindo ao assassinato de um policial militar, na última terça-feira (23), em Salvador. “Quero me solidarizar com a família enlutada e com a própria corporação e dizer que vamos continuar trabalhando para estimular o crescimento da Bahia com inclusão social e segurança, porque nós não vamos recuar, essa é uma briga de todo dia e nós não vamos perder para a marginalidade”, enfatizou o governador. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, também foi ao receptivo do aeroporto, onde teve uma rápida conversa reservada com o governador.
Número de desempregados diminui
Em agosto, a taxa de desemprego da Região Metropolitana de Salvador (RMS) diminuiu pelo terceiro mês consecutivo, passando de 20,4% no mês de julho, para 19,9% em agosto de 2008. Este é o segundo menor índice registrado nos últimos 11 anos. Neste mês, foi estimado um contingente de 366 mil desempregados, uma redução de 6 mil pessoas na comparação com o mês de julho. Este resultado reflete a geração de 23 mil novas ocupações, número superior ao das pessoas que ingressaram na População Economicamente Ativa, que é de 17 mil pessoas. A taxa de participação cresceu, passando de 59,6% para os atuais 60,0%. A taxa de desemprego aberto permaneceu estável em 12,2%, enquanto a de desemprego oculto diminuiu, passando de 8,3% para 7,6% da População Economicamente Ativa (PEA). Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), pelo Departamento Inter-sindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Ufba, por meio da Faculdade de Ciências Econômicas, órgãos parceiros na pesquisa. Em relação ao desempenho por segmentos, o único que teve um pequeno decréscimo, de 0,4%, foi “Outros Setores”, que inclui serviços domésticos, construção civil e outras atividades. Os demais setores registraram aumento na oferta de postos de trabalho. O Comércio obteve o maior crescimento, de 4,5%, significando 10 mil postos a mais, seguido da Indústria, que expandiu 3,3%, e o setor de Serviços, com 1,1%. Ao todo foram criados 11 mil postos de trabalho assalariado na Região Metropolitana de Salvador, a maior parte pertencente ao setor privado, que aumentou em 7 mil vagas, das quais, 6 mil com registro formal e 1 mil sem registro formal. Já o setor público admitiu, em menor proporção, 3 mil pessoas. No agregado “Outros”, que inclui os empregadores, os trabalhadores familiares e os donos de negócios familiares, etc., houve expansão de 7 mil ocupações. O contingente de trabalhadores autônomos cresceu em 5 mil postos, já o número de trabalhadores domésticos permaneceu estável.
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas