da Folha Onlineda Agência Senado
O senador Heráclito Fores (DEM-PI) criticou nesta sexta-feira as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se referiu aos integrantes do DEM como os "demos". Segundo Fortes, Lula está se sentindo como um "deus" ou o "santo papa", e a partir de agora vai se referir ao presidente apenas como "sua santidade".
Na avaliação de Fortes, Lula fez o comentário em Angola porque ficou com "ciúmes" das negociações feitas pelo presidente em exercício José Alencar para aprovar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) no Senado.
"Nós, da oposição, tivemos aquele encontro proveitoso com o vice-presidente, um passo delimitador sobre o qual deve-se louvar acima de tudo a humildade de José Alencar ao ouvir, por mais de quatro horas, opiniões contrárias às suas, sem interromper o interlocutor", afirmou Fortes.
Alencar esteve no Senado na quarta-feira para convencer os senadores a aprovar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prorroga a CPMF até 2011 sem modificações. O presidente em exercício também demonstrou que o governo estaria aberto ao diálogo para reduzir a alíquota da contribuição. Após a reunião, os senadores improvisaram uma festa de aniversário para comemorar os 76 anos do vice-presidente.
Durante entrevista em Angola, ao ser questionado sobre a resistência do DEM em apoiar a CPMF, Lula afirmou: "Se os 'demos' estão dizendo que vão fechar questão [contra a CPMF], é problema deles".
O senador ressaltou que todas as dificuldades para aprovar a CPMF no Senado foram criadas pelo governo Lula, pois as alterações na PEC poderiam ser negociadas na Câmara --o que não ocorreu, segundo Fortes, por arrogância do governo.
Fonte: Folha Online