Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, abril 15, 2006

.Dirceu de volta à mira da oposição

Por: Estadão

Parlamentares querem saber como Dirceu alugou jatinho usado para a visita a Itamar
A visita do ex-ministro José Dirceu (PT) ao ex-presidente Itamar Franco (PMDB), em Juiz de Fora, usando um jatinho fretado expõe, segundo a oposição, o papel que o ex-deputado mantém na articulação política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo após ter sido cassado pela Câmara. E levanta suspeita sobre como Dirceu - acusado de comandar o esquema de mensalão - tem custeado despesa de aluguel de avião.
"Ele (Dirceu) disse que não tem que dar satisfações sobre seus gastos porque não é político. Mas, a menos que Itamar seja um cliente dele, a conversa entre os dois foi para tratar de política, sim", afirmou o líder do PFL, deputado Rodrigo Maia. "E as pessoas ficam intrigadas em saber como ele paga um jatinho para participar do encontro."
Para o secretário-geral do PSDB, deputado Eduardo Paes, está claro que Dirceu continua sendo "um ator poderoso" na articulação política do governo Lula. "Ele continua recebendo tratamento de amigo do rei", disse o tucano. "Isso tudo só mostra que a organização criminosa continua operando no governo."
Dirceu foi denunciado pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, por formação de quadrilha e corrupção ativa. Segundo a denúncia, "sofisticada organização criminosa" montada por integrantes do PT estabeleceu esquema de desvio de recursos de órgãos públicos e estatais, para manter o partido no poder.
O uso de jatinho pelo ex-ministro também chamou a atenção do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), relator do processo no Conselho de Ética da Câmara que resultou na cassação de Dirceu. "É no mínimo estranho uma pessoa que saiu, após o processo, afirmando que iria escrever para se sustentar porque estava quebrado e, mesmo sem o livro, o que se viu foi uma seqüência de viagens e um estilo de vida que não se sabe de onde vem a sustentação para fazê-lo", disse Delgado. "A não ser que ele tenha um amigo disposto a manter a articulação política que ele está fazendo."
A reação do ex-deputado foi irônica. "Quem pode, pode, quem não pode se sacode". Ele rebateu críticas da oposição sobre a sua visita a Itamar e o aluguel de jatinho. "Se aluguei, é porque eu posso", disse, sem dar detalhes da transação. De acordo com Dirceu, integrantes do PSDB e PFL estão criando polêmica em torno de sua viagem por "falta de assunto". "Eles estão muito mal nas pesquisas e vão perder a eleição", afirmou.
Dirceu reafirmou que não deve satisfações a ninguém. "O Itamar é meu amigo, eu estava indo trabalhar em Belo Horizonte. Não sou mais ministro, deputado, não sou mais presidente do PT. Sou advogado, tenho clientes e faço consultoria", afirmou o ex-ministro.

Nenhum comentário:

Em destaque

Semana da Cultura Evangélica agita a cidade de Vitória da Conquista

  O evento que acontece entre os dias 01 a 09 de novembro com programação variada,  também receberá nomes da música gospel nacional, Theo Ru...

Mais visitadas