domingo, dezembro 21, 2025

Indicação de Josias Gomes para vaga de Pedro Lino no TCE-BA segue suspensa pela Justiça até julgamento do STF

Indicação de Josias Gomes para vaga de Pedro Lino no TCE-BA segue suspensa pela Justiça até julgamento do STF

Por Redação

21/12/2025 às 18:50

Atualizado em 21/12/2025 às 21:52


 Foto: Kayo Magalhães/Câmara Dos Deputados/Arquivo

Imagem de Indicação de Josias Gomes para vaga de Pedro Lino no TCE-BA segue suspensa pela Justiça até julgamento do STF

O deputado federal Josias Gomes (PT)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve a suspensão do processo de preenchimento da vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) até o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 87 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada na última sexta-feira (19) pela desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, da Seção Cível de Direito Público.

A vaga em questão surgiu com o falecimento do conselheiro Pedro Henrique Lino de Souza. A Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) questiona a indicação do deputado federal Josias Gomes (PT), "um agente estranho à carreira de auditor”, argumentando que a Constituição exige que uma das vagas de escolha do governador Jerônimo Rodrigues (PT) seja ocupada por um auditor do próprio tribunal.

A desembargadora destacou que, embora projetos de lei e a recente Lei Estadual nº 15.029/2026 existam, sua formalidade não resolve a questão, que depende do julgamento do STF sobre o controle abstrato de constitucionalidade e a violação de direitos concretos. A decisão cita jurisprudência da Suprema Corte que considera inconstitucional a escolha livre do governador para vagas com destinação específica.

A Audicon ainda informou que a indicação de Josias Gomes para a vaga é considerada um descumprimento da liminar. O tribunal mantém a suspensão do processo até o desfecho da Ação Direta de Inconstitucionalidade e reforçou que a decisão que impede a nomeação de pessoa externa à carreira de auditor continua válida, com advertência sobre possíveis penalidades por descumprimento.

Politica Livre

Em destaque

Flávio Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas barradas após votação

  Flávio Dino suspende manobra do Congresso para ressuscitar emendas barradas após votação Decisão liminar torna sem efeito medida incluída ...

Mais visitadas