terça-feira, dezembro 23, 2025

Lula usa posse no Turismo e aceno aos evangélicos para redesenhar alianças

Publicado em 23 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet

Lula nomeia Feliciano como novo ministro do Turismo

Vera Rosa
Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará nesta terça-feira, 23, dois movimentos importantes em busca de apoio para sua campanha à reeleição. O primeiro deles será na cerimônia de posse do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

Ao entregar o cargo para mais um nome indicado pelo União Brasil, partido que não apenas anunciou o rompimento com o governo como expulsou Celso Sabino, o antigo ministro, Lula atrai um pedaço do Centrão para sua estratégia de 2026.

DECRETO – Com a eleição no radar, o presidente também promoverá o segundo afago do dia, desta vez dirigido aos evangélicos: vai assinar um decreto que reconhece a música gospel como patrimônio do Brasil.

Indicado para assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, estará presente à solenidade, que contará com cantores gospel, no Palácio do Planalto.

Messias é diácono da Igreja Batista Cristã e tem ajudado o governo a se aproximar dos evangélicos, eleitorado que, em sua maioria, é refratário ao PT e apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

RESISTÊNCIA – Líderes desse segmento religioso tentam, por sua vez, diminuir a resistência a Messias em conversas com senadores. Para ser nomeado ministro do STF, o advogado-geral da União ainda terá de ser aprovado em sabatina no Senado, o que deve ocorrer somente em fevereiro, quando os parlamentares retornarem das férias de fim de ano.

Além do mau humor de parte do Senado com a indicação de Messias, Lula também enfrenta problemas com o Centrão. Embora uma ala do grupo tenha divulgado com pompa e circunstância o divórcio do governo, o bloco continua dividido e não entregou os principais cargos – nem a totalidade dos votos a projetos de interesse do Planalto no Congresso.

Agora, Gustavo Feliciano vai assumir o Ministério do Turismo porque a cúpula do União Brasil e 25 dos 59 deputados da bancada pediram a cabeça de Sabino no Ministério do Turismo. Detalhe: Sabino foi expulso do partido justamente por não sair do governo.

ENTRADA DE TARCÍSIO – O União Brasil está no grupo de partidos que, na sua maioria, não quer o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como desafiante de Lula em 2026 e defende a entrada do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no páreo presidencial.

Ao nomear Feliciano, Lula viu a oportunidade de atrair um pedaço do União Brasil para o seu lado e, de quebra, agradar a Hugo Motta (Republicanos-PB), com quem teve vários atritos neste ano. Feliciano é amigo de Motta e já foi secretário de Turismo na Paraíba, reduto eleitoral do presidente da Câmara.

 

Em destaque

JEREMOABO PERDE PARTE DE SUA HISTÓRIA COM ABANDONO DE PATRIMÔNIOS CULTURAIS

  JEREMOABO PERDE PARTE DE SUA HISTÓRIA COM ABANDONO DE PATRIMÔNIOS CULTURAIS Fonte: JV PORTAL / JEREMOABO TV RP: 9291/BA Pintura como era o...

Mais visitadas