terça-feira, dezembro 23, 2025

Rovai: Episódio Xandão e Galípolo revela novo golpe em curso

 Editor-chefe da Fórum analisa o que está por trás de matérias sobre conversa entre ministro e presidente do BC

Por: Júlia MottaPublicado: 23/12/2025 - às 14h33| 3 min de leitura

 Alexandre de Moraes e Gabriel Galípolo. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil e Marcelo Camargo/Agência Brasil



As especulações envolvendo o ministro Alexandre de Moraes e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, sobre uma possível interferência do magistrado sobre o caso do Banco Master revelam um novo golpe em curso, afirma o editor-chefe da FórumRenato Rovai. 


Na edição do Fala, Rovai desta terça-feira (23), Rovai critica a matéria publicada pela colunista Malu Gaspar no jornal O Globo em que ela afirma que, através de relatos ouvidos por pessoas que souberam de informações por terceiros, Moraes teria pedido para o BC aprovar a compra do Master pelo BRB. 

Rovai também criticou jornalistas, principalmente do campo progressista, que “entraram na piração de uma “não-apuração” e reproduziram a matéria sem checar as informações.



Eu sou muito sério quando se trata de criticar colegas jornalistas, mas essa é uma reportagem que coloca um ministro do Supremo e o presidente do Banco Central num crime, sem uma fonte de on, com uma apuração de ‘ouvir dizer na Faria Lima’

Eu preciso ser cuidadoso. Não dá para acreditar que jornalistas que defendem a democracia, ou que assim se colocam, engulam isso e saem verbalizando ‘precisamos tomar cuidado com o Xandão’. Claro que sim, tem que desconfiar de todo mundo, jornalismo é isso. 

No entanto, Rovai alerta para o que está por trás das informações divulgadas. “Ontem o Merval estava falando de impeachment. Será que as pessoas não sabem ler nas entrelinhas o que está em jogo nesse país?”.

É disso que se trata: é uma operação para anistiar os caras que o Alexandre de Moraes prendeu, incluindo as Forças Armadas e parte do Supremo. É fazer isso e limpar a área para uma candidatura Tarcísio. É entregar pro Bolsonaro a prisão domiciliar e falar ‘agora vamos com Tarcísio’, todo mundo junto contra o Lula. É isso que está por trás.

O Alexandre de Moraes está no alvo porque a mulher dele tem um contrato com o Banco Master? Ela fez alguma coisa errada para conseguir este contrato? Ele pode estar mascarando alguma lavagem de dinheiro? Alguma operação de tráfico de influência? Pesquise. Pede CPI. Faz o que tem que fazer, mas não cai nessa esparrela, de ficar falando que tem gente de esquerda defendendo o Xandão. Lógico, e vai defender quem numa situação dessa?

Eles querem impeachment de Alexandre de Moraes pra depois fazer impeachment de Flávio Dino, pra depois mandar Bolsonaro pra casa, pra depois poder ganhar a eleição com Tarcísio e transformar isso aqui num grande território dos Estados Unidos. Será que não deu para perceber? Será que somos tão inocentes assim.?


Em destaque

Quando a eficiência não impede a barbárie

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Luiz Carlos Focca (@luizcarlosfocca) Por José Montalvão A que p...

Mais visitadas