🎖️🇧🇷O Marechal Henrique Teixeira Lott liderou o que a história chama de "Golpe Preventivo" (ou Movimento de 11 de Novembro) em 1955
Em poucas palavras, ele colocou o Exército nas ruas para impedir que grupos civis e militares (ligados à UDN) dessem um golpe para evitar a posse de Juscelino Kubitschek, que havia vencido as eleições legitimamente.
O que aconteceu:
* A Crise: Após o suicídio de Vargas, o clima era de instabilidade. A oposição afirmava que JK não deveria tomar posse porque não obteve a maioria absoluta dos votos (algo que a Constituição da época nem exigia).
* O Estopim: O presidente interino, Carlos Luz, tentou afastar Lott do Ministério da Guerra para facilitar o caminho dos golpistas.
* A Reação: Na madrugada de 11 de novembro, Lott reagiu rapidamente, mobilizou tropas no Rio de Janeiro e cercou o Palácio do Catete.
* O Resultado: Carlos Luz foi deposto pelo Congresso por "incapacidade de governar", e Nereu Ramos assumiu a presidência interina até que JK e João Goulart pudessem ser empossados em 31 de janeiro de 1956.
*
A ação de Lott é vista por historiadores como um raro caso de intervenção militar para restaurar a legalidade, garantindo que o resultado das urnas fosse respeitado.
🗡️Essa é a espada do Marechal Lott que fará parte do acervo do recém fundado Centro Brasil Memória peloescritor Fernando Moraes.
Conhecia esse trecho da nossa história? Então curta e compartilhe nos grupos para que a história da democracia brasileira seja amplamente divulgada e conhecida.