segunda-feira, fevereiro 06, 2023

Servidor federal pode acompanhar cônjuge empregado público em situação de remoção

 

06/02 – 16:39 Inscrições abertas para o concurso público da Defensoria Pública do Pará

As inscrições para o concurso público da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) começaram nesta segunda-feira (6). S�…

06/02 – 16:37 Piauí: Servidores inativos e pensionistas são convocados para Prova de Vida

A Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev) iniciou os procedimentos para realização da Prova de Vida 2023 junto a servidores …

06/02 – 16:20 Funpresp completa 10 anos de história

A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) completou, na última sexta-feira (3), 10 anos d…

06/02 – 16:19 Rio de Janeiro: Número de servidores cai mais de 30% entre 2014 e 2022

Um levantamento realizado pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas do estado do Rio de Janeiro e divulgado pelo jornal Extra apres…

06/02 – 16:03 TRF-4 determina que INSS restabeleça benefício a segurado com esquizofrenia

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) restabeleça benef�…

06/02 – 15:38 Não pagamento do DAS por MEIs pode causar suspensão de auxílios do INSS; entenda

Microempreendedores Individuais (MEIs) podem contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) através do pagamento do…

06/02 – 12:19 Segurados do INSS recebem até R$ 15 mil de indenização por mau atendimento

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vêm entrando na justiça contra a autarquia alegando maus-tratos, co…

06/02 – 12:18 Consultas ao abono PIS/Pasep são liberadas

O governo federal liberou a consulta ao abono salarial PIS/Pasep. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo Carteira de Trabal…

06/02 – 10:55 INSS paga benefícios a um novo grupo nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (6), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará o pagamento de aposentadorias, pensões e demais b…
Leia mais notícias



Servidor federal pode acompanhar cônjuge empregado público em situação de remoção

A Justiça Federal autorizou a remoção de servidores federais quando os cônjuges forem empregados públicos e tiverem sido removidos “de ofício”, ou seja, por ordem da Administração. A lei 8112/90 já garantia esse direito em casos onde o parceiro também é servidor público. Porém, a ação amplia esse direito para os cônjuges empregados públicos que tenham sido removidos. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e aceita pelo TRF – 1ª Região em julho.

“A garantia de remoção, independentemente da existência de vaga na localidade de destino, em claro atendimento à interpretação teleológica do dispositivo do Estatuto dos Servidores, serve para possibilitar a integridade dos laços familiares, em respeito ao artigo 226 do texto constitucional, que assegura à família, como base da sociedade, a especial proteção do Estado”, justificou a MPF em documento enviado para a 9ª Vara Cível de Justiça Federal.

O Ministério Público Federal também sustentou que o termo “servidor público” não pode incluir somente aqueles vinculados à Administração Direta. Assim, era necessário ampliar a expressão para alcançar também os que exercem as respectivas atividades em entidades da Administração Pública Indireta.

O MPF apontou que negar a remoção do servidor de modo errado viola a Constituição Federal. De acordo com a ação, há uma aplicação de entendimentos administrativos divergentes e servidores sob o mesmo regime jurídico que têm seus direitos concedidos a depender dos órgãos aos quais forem vinculados, o que viola à isonomia e à segurança pública.

*Com informações do Blog Papo de Concurseiro

Em destaque

Editorial – Só se atira pedras em árvores que dão bons frutos

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Hevelin Agostinelli (@hevelin.agostinelli) Editorial – Só se atira ...

Mais visitadas