O dito popular, é mais conhecido em meio aos antigos tropeiros, que recolhiam garranchos e lenha para cozinhar seu feijão, durante as viagens, verdadeiras “comitivas” tangendo o gado pelas trilhas do passado. Também entre os “peões de obra”, que esquentam a bóia ao pé do serviço ou, ainda hoje, entre populações das áreas periféricas, que não têm acesso aos fogões à gás em seus barracos, e ainda recorrem à colheita de gravetos e restos de madeira, para preparar o “quase nada” de cada refeição.
Essa gente simples, ordeira, desprovida do discernimento acadêmico e do espírito critico, comum nas altas rodas culturais, constitui a grande massa do povo. Esse povo, dotado de uma “sabedoria popular” incomum, tem uma linguagem e forma de expressão, que desafiam os interpretes deles distanciados, que nas campanhas políticas, não conseguem transmitir ao povo, a confiança e credibilidade esperadas, pois o discurso, é impregnado de ideologismos utópicos, rancores pessoais, supostas e fantasiosas parcerias, promessas inverossímeis, que geralmente só ocultam sob o manto da desfaçatez, objetivos interesseiros e individualistas. (http://paineleconomico.blogspot.com/2008/09/graveto-derruba-panela.html)
O prefeito Deri do Paloma iludido pela leniência da justiça acredita ser um "imperador", que pode praticar todo tipo de improbidade, todo tipo de trambicagem com o dinheiro público que não " dá nada", porém desconhece uma sabedoria popular que diz: “Graveto derruba panela...”
Quem irá derrubar o prefeito Deri do Paloma é o senhor José de Jesus através do Ministério Público do Trabalha juntamente com a Justiça do Trabalho não apenas por suposto Trabalho Análogo à Escravidão, mas por sua proposta ameaçadora e indecente o que provavelmente gerará mais dois ou mais processos, isso porque o réu Deri so Paloma supostamente ofereceu terra, ofereceu dinheiro, ofereceu remédio etc para o seu ex-trabalador desistir do processo trabalhista, esquecendo o incensato e inescrupuloso prefeito que o senhor José de Jesus está com um advogado que tem nome na região, que honra a OAB, estou referindo a Dr. Adelmo " pau para doido", inclusive seus advogados prefeito Deri deveriam te informar que nessa altura do campeonato não há condições de desistir do processo agora.
O Dr. Adelmo já está com as gravações da sua ameaça com tentativa de suborno, da sua falta de respeito para com o trabalhador humilde porém honesto, com a prova do crime o advogado da vítima com certeza irá acionar a justiça por fraude processual.
"Uma das coisas que o dinheiro não compra é caráter e dignidade; nos dias de hoje, quem tem possui grande riqueza".