domingo, fevereiro 19, 2023

Piada do Ano! Senadores pedem impeachment de Barroso por amizade com advogado de Lula

Publicado em 19 de fevereiro de 2023 por Tribuna da Internet

Luís Roberto Barroso durante posse para a vice-presidência do STF

Ministro Barroso entrou na mira de senadores da oposição

Gustavo Zucchi
Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes não é o único integrante do STF que já foi alvo de um pedido de impeachment protocolado no Senado Federal em 2023. Nesta sexta-feira (17/2), senadores protocolaram uma petição pedindo a destituição do ministro Luís Roberto Barroso.

O pedido é assinado por um grupo que reúne os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Carlos Heinze (PP-RS), Plínio Valério (PSDB-AM) e Carlos Viana (Podemos-MG). O ex-senador Lasier Martins (Podemos-RS) também assina o documento.

SUSPEIÇÕES – Na petição, eles defendem o impeachment citando como um dos motivos o fato de Barroso ter proximidade com o advogado Cristiano Zanin, que defende Lula em algumas ações, e não ter se declarado suspeito no julgamento do STF que retirou os casos da Lava Jato envolvendo o presidente da Vara Federal de Curitiba.

“Uma vez havendo esses destaques fáticos, Luís Roberto Barroso deveria ter se julgado suspeito, não contrariando o estabelecido no Código de Ritos e, de outra sorte, se eximindo de qualquer suspeita das partes”, dizem os senadores no pedido.

O grupo de senadores alega que Barroso deveria ser impichado por não se declarar suspeito em outros casos. Dentre eles, ao julgar como magistrado temas relacionados ao aborto e à descriminalização de drogas.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Pedir impeachment de Barroso por ser amigo do advogado de Lula só pode ser Piada do Ano. E os amigos diretos de Lula, como Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, cuja esposa era íntima de dona Marisa Letícia? E Edson Fachin, petista de carteirinha, que fez campanha para Dilma Rousseff e “inventou” as descondenações de Lula? Ora, todos sabem que o Supremo opera fora da lei, à margem da lei e acima da lei. Peçam, então, a suspeição de todos eles. Mas isso nunca vai acontecer, porque o país não é sério. (C.N.)

Em destaque

Câmara aprova reajuste para servidores com um impacto de R$ 4,3 bilhões para este ano

  Câmara aprova reajuste para servidores com um impacto de R$ 4,3 bilhões para este ano Proposta também cria novo instituto federal em Patos...

Mais visitadas