Assistindo essa entrevista com Rita, nota-se que quando fala nesse assunto desumano ela não consegue esconder seu constrangimento e sua indignação.
Conheci Rita há muitos anos atrás, é uma pessoa de formação forte de caráter, personalidade segura, porém humana que já vem do berço.
As pessoas têm a mania de ocultar coisas que fazem, dizem ou pensam porque acreditam que assim evitam fazer mal aos outros. Mas não, na verdade não há nada tão dilacerante quanto a mentira, a omissão e a hipocrisia
Jornada exaustiva -
A jornada exaustiva de trabalho colocando em risco a vida do trabalhador, principalmente somada às condições citadas anteriormente. Isso porque o senhor José de Jesus também exercia funções no campo, como roçando o matagal, consertando cercas e lavouras, dentre outras funções. Nunca recebeu um salário minimo, e além das horas extras de trabalho não serem pagas, a exaustão afeta diretamente a saúde física e mental dessas pessoas.
Decepcionada com os demais sócios por não consguir que os mesmos combinassem para pelo menos pagar o salário minimo mesmo consciente que poderia ser penlizada não olhou as consguências, mas como cidadã e como cristã que acredita em Deus orientou o mesmo a procurar a Justiça para libertar-se da exploração semelhante ao Trabalho em Condições Análogas às de Escravo, inclusive fornecendo uma declaração ao senhor José de Jesus, atestando, todo sofrimento e humilhação a que o mesmo estava sendo submetido, inclusive com seus direitos sendo roubados.
Nessa altura do compeonato Rita era sabedora que seria crime consistente em fazer afirmação falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha em processo judicial, policial ou administrativo, ou seja, em juízo arbitral.