Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, agosto 27, 2022

Lula no JN supera rivais em repercussão nas redes, mas Bolsonaro teve maior audiência na TV




Lula no JN supera rivais em repercussão nas redes, mas Bolsonaro teve maior audiência na TV

A entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência, ao Jornal Nacional na noite desta quinta-feira (25/8) causou maior impactou nas pessoas durante sua exibição, medido pela repercussão em redes sociais, do que as duas sabatinas anteriores, realizadas com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT).

A audiência na TV, no entanto, foi maior durante a entrevista com o atual presidente - seguida por Lula e Ciro Gomes. A última entrevista da série, com a senadora Simone Tebet (MDB), está marcada para esta sexta-feira (28/8).

Levantamento da empresa de pesquisa e consultoria Quaest aponta que 15 milhões de pessoas foram impactadas, na média, com postagens sobre a entrevista de Lula durante sua exibição.

Isso é mais que a soma dos outros dois candidatos já entrevistados: Bolsonaro teve uma média de 12 milhões e Ciro, de 2 milhões, conforme divulgou Felipe Nunes, diretor da Quaest e especialista em pesquisa de opinião e redes sociais.

Ciro Gomes: maior proporção de menções positivas

Nunes analisou também as proporções de menções positivas e negativas para os três candidatos já entrevistados.

Embora tenha tido um impacto total bem menor que os outros dois candidato, foi Ciro quem apresentou a maior proporção de menções positivas (54%). Ele foi o único com mais comentários positivos do que negativos, segundo o levantamento.

Lula aparece em seguida, com 48% de menções positivas, e Bolsonaro foi o pior colocado neste quesito, com 35%.

Bolsonaro: maior audiência na TV

As audiências de Lula e de Bolsonaro ficaram em patamares acirrados, mas com vantagem para o atual presidente, segundo dados divulgados em coluna do UOL. Na terceira posição, aparece Ciro Gomes.

Segundo os dados preliminares, publicados na reportagem ainda na quinta-feira (25/8), a entrevista com Lula rendeu 31,3 pontos de audiência na Grande São Paulo, termômetro do mercado e do Ibope. Na segunda-feira (22/8), com Bolsonaro, foram 32,7 pontos. Na terça (23/8), com Ciro, foram 28 pontos.

'Ciro Gomes e Simone Tebet aparecem como terceiro e quarto colocados nas pesquisas'

Primeiro entrevistado, Bolsonaro disse que "as promessas foram frustradas pela pandemia, por uma seca enorme que tivemos no ano passado e também pelo conflito da Ucrânia com a Rússia", ao responder sobre a situação da economia brasileira, e chegou a dizer que os números da economia são "fantásticos". Entenda aqui como a situação do Brasil se compara a outros países.

Ciro Gomes, segundo entrevistado, disse que pretende romper com o que chamou de "polarização odienta" no país. Ele prometeu, ainda, criar uma lei antiganância, para evitar superendividamento, e criar um tributo sobre grandes fortunas, "apenas e tão somente sobre os patrimônios superiores a R$ 20 milhões.

Lula, terceiro entrevistado, admitiu desvios na Petrobras em governos petistas e erros da gestão Dilma Rousseff (PT) na economia. Ele fez elogios a seu candidato a vice - que já foi seu adversário -, Geraldo Alckmin (PSB), e falou em "pacificar o país". "Tem gente que acha que é bom ter arma em casa, que acha que é bom matar alguém. Não, o que nós queremos é pacificar esse país."

E as intenções de voto?

Um eventual impacto do desempenho dos candidatos nessas entrevistas - ainda em andamento - poderá ser medido em futuras pesquisas de intenção de voto.

Em pesquisa Quaest divulgada em 17 de agosto, Lula lidera com 12 pontos percentuais de vantagem em relação a Bolsonaro: 45% das intenções de voto para o petista contra 33% para o atual presidente. Ciro Gomes (PDT) aparece com 6% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB), com 3%. Veja mais detalhes aqui.

Na noite desta sexta-feira (26/08), está prevista a entrevista do Jornal Nacional com Simone Tebet (MDB), às 20h55 - a última da série de entrevistas com os candidatos mais bem colocados na pesquisa divulgada pelo Datafolha em 28 de julho. 

BBC Brasil

Em destaque

Salvador recebe o evento “Bahia Verão Gospel” neste sábado 01 de fevereiro

  Neste sábado (01/02), acontece em Salvador o evento “Bahia Verão Gospel”, na  Catedral dos Milagres, Alameda Praia do Flamengo, 1898, Stel...

Mais visitadas