quarta-feira, agosto 18, 2021

PF diz que esquema de difusão de fake news tem Bolsonaro como “figura central”

 


Posted: 17 Aug 2021 05:19 AM PDT

Foto: Reprodução 



Investigação que fundamenta inquérito do TSE identifica "processo de dupla sustentação": canais ganham com monetização e fortalece-se a narrativa do emissor, diz o Antagonista.



No relatório que fundamentou a decisão do ministro Felipe Salomão de suspender a monetização de canais bolsonaristas, a delegada Denise Dias Rosas afirma que a prática de difusão de “supostas fraudes no processo eleitoral com o emprego de urnas eletrônicas” tem o presidente Jair Bolsonaro como “figura central”.

As investigações identificaram “um processo de dupla sustentação: os canais que repercutem as insinuações ganham com o número de visualizações geradoras da monetização; de outro lado, fortalece-se a narrativa do emissor pela multiplicidade de canais que reiteram a mensagem”.

De acordo com a Polícia Federal, os canais se realimentam mutuamente com difusões de outros canais (ex. lives), ampliando o lucro com a monetização.

“Quanto mais polêmica e afrontosa às instituições for a mensagem, maior o impacto no número de visualizações e doações, reverberando na quantidade de canais e no alcance do maior número de pessoas, aumentando a polarização e gerando instabilidade por alimentar a suspeição do processo eleitoral, ao mesmo tempo que promove a antecipação da campanha de 2022 por meio das redes sociais.”

O corregedor eleitoral determinou a suspensão da monetização dos canais bolsonaristas — seriam mais de 50 — nas plataformas Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Twitch.TV.

O ministro também obrigou as plataformas a deixarem de usar algoritmos que sugiram perfis com claro teor desinformativo e político-ideológico. Para Salomão, o esquema de difusão de fake news “corrói a confiança da população no processo eleitoral, que consubstancia uma das bases do Estado Democrático de Direito”.

As informações são do Antagonista.

Blog da Noelia Brito

Em destaque

Quem não lê, mal ouve, mal vê, mal fala e ainda é manipulado

  Quem não lê, mal ouve, mal vê, mal fala e ainda é manipulado Redação 2 de fevereiro, 2026 0 Comments Qual juventude a sociedade está forma...

Mais visitadas