quarta-feira, agosto 04, 2021

Ipiaú: TJ-BA decide que pontos de lei de contratação temporária são inconstitucionais

por Cláudia Cardozo / Francis Juliano

Ipiaú: TJ-BA decide que pontos de lei de contratação temporária são inconstitucionais
Foto: Reprodução / Giro em Ipiaú

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) considerou inconstitucional artigos da lei de contratação de servidores por prazo determinado aprovada pela Câmara de Vereadores de Ipiaú, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano. Em decisão desta quarta-feira (4), o Pleno do TJ baiano seguiu a posição da Joanice Maria Guimarães de Jesus, relatora do caso.

 

A magistrada acatou de forma parcial a ação movida pela Procuradoria Geral do Estado, que questionou a Lei em vigor no município. Para a acusação, a lei de Ipiaú fere pontos das constituições do Brasil e da Bahia. Na decisão, Guimarães de Jesus considerou inconstitucional alguns incisos da lei, como a contratação de servidores para atividades essenciais, a exemplo dos serviços de saúde que devem dispor de funcionários efetivos, ou seja, admitidos por concurso público. Outro ponto considerado inconstitucional é de que o Município não deve contratar pessoas antes de nomear aprovados em concurso para o mesmo setor específico.

Bahia Notícias

Em destaque

Presidente do BC mandou vários recados ao ministro Toffoli no Supremo

Publicado em 25 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Galípolo disse aos jornalistas que tudo está doc...

Mais visitadas