Lucas RagazziO Tempo
Na semana passada, deputados federais foram flagrados registrando ponto de presença em plenário pela manhã para depois abandonar os postos na Câmara e seguir para o aeroporto. Na avaliação de um experiente parlamentar, a prática, infelizmente, é comum e já conhecida nas vésperas de feriados. “Isso sempre aconteceu, é uma pena. Muitos chegam logo cedo, e, poucos minutos depois de registrarem presença, já estão a caminho do aeroporto para ir para seus Estados”, contou.
Para muitos deputados, aliás, a folia deve continuar até a semana que vem. Na avaliação do parlamentar, em anonimato, a quinta-feira após o Carnaval ainda deve ser de ritmo lento na Casa, com a “normalidade” sendo restaurada apenas na outra terça-feira.
COMISSÕES – Os dias seguintes ao feriado prolongado serão destinados, basicamente, para o retorno dos parlamentares e de seus assessores a Brasília.
Boa parte das comissões da Casa, aliás, só vai ser formada de vez a partir do dia 11, como a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que terá de avaliar a reforma da Previdência. No mesmo caso está a CPI sobre o rompimento da barragem de Brumadinho, no Senado.