Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, setembro 15, 2008

Mulheres vão governar 4 cidades baianas nos próximos anos

Já está garantido. Pelo menos quatro municípios baianos serão governados por mulheres a partir de janeiro de 2009, afinal a campanha eleitoral para prefeitura é feminina nas localidades de Caraíbas (Centro-Sul), Baianópolis (Extremo Oeste), Dias D’ Avila e Madre Deus (ambas região metropolitana de Salvador). Os dados não são positivos, já que 51,88% do eleitorado do país é formado por mulheres e na Bahia as candidatas registradas pelo TRE – BA somam apenas 11%. No estado são apenas 141 candidatas contra 1.138 candidatos. No interior da Bahia, por exemplo, 1.279 candidaturas foram registradas para a eleição de 2008, e em 294 municípios não existe nenhuma candidata. Em 106 localidades o número de mulheres concorrendo a prefeitura é de apenas uma, e em 10 cidades há duas concorrentes. Apenas quatro municípios possuem três candidatas. Os dados são semelhantes em todo o Brasil. São Paulo é o estado que mais possui candidatas, são 187, seguido por Minas Gerais com 164 e pela Bahia com 141. Em regiões menores, os dados são alarmantes como é o caso do Amapá com apenas quatro candidatas. Esses números ainda são pequenos. Em 1997, foi sancionada a Lei de nº 9.504, de 30 de setembro, que no seu Artigo 10 determina que “cada partido ou coligação deverá reservar o mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”. A Lei foi estabelecida, mas não cumprida. A realidade atual é outra, e o descompromisso pode ser causado por não haver uma punição aos partidos que não cumprem. Os dados machistas não estão reservados apenas ao Executivo. No Brasil são 76.611 candidatas a vereador contra 272.953 candidatos. Na Bahia apenas 5.584 se candidataram contra 21.116 homens, o que perfaz um total de 20,9% de representação. O partido que mais possui candidatas à Câmara é o PT com 610, seguido pelos PMDB com 547 e o DEM com 425. É sabido que as mulheres são atualmente as responsáveis por 42% da franquia de lojas em todo país, subindo de 20% para quase 50% nos últimos cinco anos. Administrar casa, família, trabalho parece ser tarefa fácil para elas, que fazem tudo isso em cima de um salto alto, e fino. São elas, as responsáveis por gerenciar e comandar muitas empresas no país, porém parecem não ter força política. Na verdade, elas apenas parecem. A tradição patriarcal ainda é latente na cultura brasileira o que inibe a presença de muitas mulheres em cargos políticos. Isso pode ser visto nas escolas onde o número de meninas que participam de grêmios estudantis ainda é reduzido, mesmo sabendo que elas apresentam a maior taxa de escolaridade em todos os níveis de ensino. Falta apenas incentivo para essa garotada que não presenciou as lutas das mulheres nas modificações políticas do Brasil.
Camaçari ganha Grupamento do Corpo de Bombeiros
Mais uma estrutura de reforço a segurança chega a Camaçari. O Município deve receber, nos próximos dias, um carro de combate a incêndio urbano do Corpo de Bombeiros. A ação é resultado da celebração de convênio entre a Prefeitura e o governo estadual. A viatura, modelo Autobomba Tanque (ABT), é dotada de mangueiras, escada simples, equipamentos hidráulicos e fardamento especial para o bombeiro. O veículo é destinado ao combate de incêndios e ainda pode ser adaptado para transporte de equipamentos de primeiros-socorros e salvamento. O ABT ficará nas instalações da Secretaria municipal da Agricultura e Pesca, que passará a funcionar na área do Horto Florestal para dar espaço à sede do Grupamento de Bombeiros Militares de Camaçari. A nova unidade será instalada em breve. Segundo o coronel BM Sérgio Alberto da Silva Barbosa, comandante da Coordenadoria de Operações de Bombeiros Militares da Bahia, o efetivo da unidade de Camaçari será composto por bombeiros de Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas e parte do efetivo da Defesa Civil da cidade. O atendimento será feito 24 horas e as solicitações atendidas através do número 193. Em Camaçari, as demandas relacionadas às funções do Corpo de Bombeiros, a exemplo de ações de prevenção e combate a incêndios e acidentes, vistoria de obras e estabelecimentos comerciais, além de orientações sobre uso de produtos perigosos, sempre foram de responsabilidade da Brigada contra Incêndio da Defesa Civil. Atualmente, o serviço é realizado por seis motos viaturas, duas viaturas pequenas, seis carros-pipa, um caminhão tanque e mais dois veículos utilizados para transporte de equipamentos. O trabalho é feito por 72 homens, por turno. Os moradores do Alto da Cruz, na sede de Camaçari, vão receber uma nova praça, completamente recuperada. Construída a mais de 11 anos, o local passou por revitalização total, com finalidade de investir no bem-estar e na qualidade de vida da comunidade. A obra é da Seinfra. Foram construídas sete barracas com banheiros, quadra poliesportiva, praça de alimentação, monumento, telão, parque infantil, arquibancada, além da colocação de novos bancos e a implantação do sistema de iluminação cênica e espelho d’agua. As intervenções estão preservando todas as árvores existentes, pois será implantado um projeto de paisagismo, com vários jardins.
Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

TCE-BA concluiu julgamentos de 2.051 processos e cumpre 100% das metas de julgamentos fixadas para 2024

  Foto: Divulgação Durante 2024, o TCE-BA concluiu os julgamentos de 2.051 processos, com 78 sessões realizadas pelo plenário, 37 pela Prime...

Mais visitadas