Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, junho 19, 2006

'Nas águas do Velho Chico pescamos vida e dignidade'

Adital - Carta dos Pescadores e Pescadoras da Bacia do Rio São Francisco"O peixe sumiu. E o pescador vai no mesmo caminho..." Esta a grande constatação inicial do I Encontro de Pescadores e Pescadoras da Bacia do Rio São Francisco, acontecido de 16 a 18 de junho de 2006, em São Caetano do Retiro, na cidade de Salvador - Bahia, com a participação de 61 pessoas. Eram 36 pescadores e 25 pescadoras, de 25 Colônias, Associações, Coletivos, Grupos de Trabalho da Pesca, Federações, de cinco estados (MG, BA, PE, SE e AL), a Confederação Nacional dos Pescadores e o MONAPE - Movimento Nacional dos Pescadores. Como apoio e assessoria estavam o CPP - Conselho Pastoral dos Pescadores, a CPT - Comissão Pastoral da Terra, o APD/CERIS - Assessoria a Projetos / Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais e o PPA - Projeto Peixes Pessoas e Águas. E como co-patrocinadora a CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviços. Esteve presente o Ministério Público Estadual da Bahia / Coordenadora do Projeto São Francisco, Dra. Luciana Khoury. "Nas águas do São Francisco pescamos vida e dignidade" era esse o tema-lema do encontro, manifesto nas palestras, debates, poesias, cantos e celebrações. Razão também desta Carta às autoridades, ao povo sanfranciscano e de todo o País - denúncia, proposta e compromisso de luta.
A causa principal do aparente "sumiço" do peixe e ameaça de extinção do pescador está na imposição de um modelo de "desenvolvimento" capitalista predador. No Brasil, mesmo com todas as reciclagens, este capitalismo continua selvagem, sem limites. A devastação humana e ambiental segue desenfreada, a serviço da acumulação mundial de capital, a despeito de avanços do ambientalismo e da legislação ambiental. Em pouco mais de 60 anos o São Francisco, de exuberante fonte de vida tornou-se um rio condenado. E com ele, o povo que dele depende para viver.
Um caso exemplar: mais de 100 toneladas de peixes adultos já morreram, de Três Marias-MG abaixo, em conseqüência de comprovada contaminação por rejeitos tóxicos lançados pelo processamento de zinco da Votorantim Metais. Os pescadores têm sido os maiores prejudicados.
As barragens, para a produção de energia elétrica, artificializou o rio e o fez refém da CHESF - Cia. Hidrelétrica do São Francisco (e da CEMIG - Cia de Energia Elétrica de Minas Gerais). Foi o início do fim da pesca e dos pescadores artesanais. Como se não bastasse, novos barramentos estão sendo anunciados, levando angústia e descrença às comunidades afetadas.
Outro braço do Estado Federal na região, a CODEVASF - Cia. de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, pôs-se a serviço de empreendimentos que mais degradam do que preservam o rio, suas águas, suas terras e suas gentes. A fruticultura irrigada para exportação é o mais conhecido e desastroso exemplo, comprovado até por estudos patrocinados pelo Banco Mundial.
A pesca artesanal deixou de ter importância para os políticos, planejadores e agentes do desenvolvimento, se é que um dia já lhe deram a devida importância. Tida como fadada à extinção, é tratada como um problema lateral, quando não simplesmente ignorada. De fato, no Brasil, ao contrário de outros países, não há uma política para a pesca artesanal, apenas programas compensatórios e integracionistas ao modelo de produção industrial e mercantil. Até no atual governo - opção eleitoral da maioria dos pescadores organizados -, uma inédita Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca mal disfarça a opção pelos grandes projetos, baseados em concentração de capital e no emprego de tecnologias agressivas ao meio-ambiente, a desprezar e substituir o modo e a cultura tradicionais das comunidades pesqueiras. Há uma intencional ignorância de que mais de 60% do consumo interno de pescado no Brasil provêm da pesca artesanal.
Ao nos ignorar no São Francisco, estas políticas, reféns do mercado, impõem a aqüicultura (de espécies exóticas e não migratórias, como a tilápia-do-Nilo e o camarão-da-Malásia) em tanques-rede e o peixamento (de espécies nativas) como "solução salvadora" para a pesca artesanal dada como em extinção. Uma extinção induzida e promovida. Um "genocídio cultural". Um "ecocídio".
Essa a mesma lógica que nos tem dificultado ou impedido o acesso às terras e as águas do São Francisco - rios, lagoas marginais, várzeas, ilhas, vazantes e mangues. E que não consegue disciplinar e condicionar o uso destas áreas pelo gado de latifundiários e os monocultivos comerciais, nem reprimir o cultivo de maconha, que tantos transtornos e inseguranças têm trazido às nossas comunidades ribeirinhas.
Pelas mesmas razões compreendemos as dificuldades que temos tido de acesso às condições dignas de vida e trabalho - moradia, educação, saúde, crédito, beneficiamento e comercialização do pescado, previdência social, e outras mais - Direitos Humanos fundamentais. Do mesmo modo, as crescentes e injustificadas restrições ambientais que são impostas às nossas atividades de pesca e agricultura nas ilhas e vazantes do rio. E não se trata do defeso na época de desova dos peixes, que esse quase todos nós já incorporamos e apoiamos.
Ao menosprezar, em nome de duvidosa modernidade, as comunidades tradicionais do São Francisco e seu modo secular de lidar com os bens naturais, ignora-se que somos essenciais para a conservação e utilização sustentáveis da diversidade biológica e da própria identidade regional e nacional. Este também o sentido de nosso alerta às autoridades e à nação brasileira. Não admitimos ser relegados a relíquias históricas, folclóricas, curiosidade turística!
Felizmente, a troca de informações e experiências neste encontro levou-nos também à constatação de que, apesar de tudo, mesmo combalido, o rio São Francisco ainda está vivo. A recente volta do peixe no Baixo e no Lago de Sobradinho reflete a incrível capacidade de recriação da natureza, quando as cheias, ainda que não mais generalizadas em todas as regiões, renovam as espécies nativas nas várzeas e lagoas marginais, que chamamos "criadeiras". Renovam também nossas esperanças de continuar existindo e contribuindo para a perpetuação da vida.
E nos animam a apresentar nossas propostas e reivindicações:
1) Suspender os anunciados projetos de novas barragens no rio São Francisco. Há alternativas de produção energética e barragens aceitáveis somente as pequenas nos afluentes, nos locais de baixo impacto sócio-ambiental e que cumpram também funções hidro-ambientais favoráveis ao rio.
2) Suspender o Projeto de Transposição, optando-se por formas alternativas de acumulação e gestão eficiente e democrática das águas existentes e suficientes para o verdadeiro desenvolvimento de todo o Nordeste semi-árido.
3) Desenvolver, com urgência e prioridade absoluta, um autêntico Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, que leve em conta a experiência e a opinião das comunidades locais e que implemente:a) combate à poluição, com tratamento dos esgotos de todas cidades ribeirinhas e mais rigorosas exigências e punições ambientais às empresas poluidoras, a começar pela Votorantim Metais, em Três Marias-MG;b) mapeamento, regularização e arrecadação das terras públicas da União e dos Estados na Bacia do rio São Francisco, priorizando a cessão de uso às comunidades tradicionais (ribeirinhas, pescadoras, vazanteiras, indígenas e quilombolas), com privilégio da criação de Reservas Agro-Extrativistas e exigência efetiva de projetos sustentáveis para a cessão de uso privado, com vigência em períodos mais curtos e sob fiscalização mais rigorosa;c) garantia, mediante legislação específica, do livre acesso de pescadores e vazanteiros às ilhas, várzeas, mangues e vazantes;d) programas de educação ambiental em todas as comunidades rurais e escolas urbanas e formação de Agentes Ambientais Voluntários;e) criação de Comitês Gestores da Pesca por região da Bacia;f) realização de um Censo Comunitário pesqueiro, marisqueiro e vazanteiro na Bacia, acompanhado de um mapeamento das lagoas marginais;g) ordenamento da pesca nas regiões da Bacia, com especificidade para as lagoas marginais;h) estudos e medidas cabíveis para a implantação de uma Vazão Ecológica nas barragens e na foz, de modo a garantir a manutenção da biodiversidade, a sustentabilidade da pesca artesanal e a continuidade das comunidades tradicionais;i) mais rigorosa aplicação da legislação ambiental, fiscalização eficiente e punição exemplar dos infratores.
Sabemos que estas reivindicações dirigidas às autoridades dependem de nossa organização e pressão. Por isso, assumimos como compromissos de luta:
1) Trabalho de base nas comunidades ribeirinhas, informando, conscientizando e organizando os pescadores e pescadoras para adesão e reforço da luta em torno de nossas bandeiras;2) Mobilização social e política da população em torno destas bandeiras, de modo especial o impedimento das novas barragens e do projeto de transposição;3) Divulgação de nossas propostas, reivindicações e lutas;4) Construir a partir da base e conseguir aprovação e vigência de um Acordo de Pesca na Bacia do São Francisco;5) Realizar encontros regionais em 2007 e um II Encontro de Pescadores e Pescadoras da Bacia, em 2008, para avaliar e replanejar nossas lutas e conquistas.
Contando com aliados e parceiros, vamos continuar pescando vida e dignidade, no São Francisco, para salvação do rio, de seu povo, da nação brasileira e do planeta!
Salvador, 18 de junho de 2006.

Nenhum comentário:

Em destaque

Pacheco sobe o tom após decisão de Zanin que suspendeu desoneração

Publicado em 28 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Pacheco diz que vai recorrer de decisão de Zanin Pe...

Mais visitadas