Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, setembro 26, 2008

Você sabe como se faz um legítimo acarajé baiano?


Redação CORREIO
Símbolo maior da culinária baiana, o acarajé é uma iguaria vendida nas ruas de Salvador desde o começo do século passado. Segundo estudo do engenheiro agrônomo Celso Duarte Carvalho Filho, da UFBA, o bolinho foi definido como 'pão de comer' pelas negras escravas alforriadas, que passaram a comercializar o produto e outros quitutes em tabuleiros como forma de sobrevivência, logo após o fim da escravidão.
A palavra 'acarajé' deriva do Iorubá, língua de origem africana, cuja composição é feita por 'acará', que significa pão, e 'ajeum' que é o verbo comer.
Confira o preparo tradicional de um legítimo acarajé da Bahia:
Ingredientes1kg de feijão fradinho; 1 colher de sopa da polpa da cebola ralada;1 cebola pequena, com casca; Sal a gostoOleo e azeite de dendê para fritar; molho de camarão: 150 gr de camarão seco, 1 cebola, sal e azeite de dendê;pimenta a gosto.
PreparoBata os feijões num processador, por alguns segundos, o suficiente para quebrar os grãos. Coloque num recipiente e cubra com água, deixando de molho por 12 a 15 horas. Passado o tempo, retire as cascas que se desprendem dos feijões e lave em água corrente, extraindo o restante das cascas e o olhinho preto dos feijões, o máximo possível. Reserve.
Descasque as cebolas e corte em pedaços, depois reserve também. Coloque o feijão e a cebola no processador e bata por cerca de 3 minutos, até obter uma massa lisa e uniforme. Retire e coloque numa panela grande e funda. Bata bastante a massa com uma colher de pau, para fermentar e dobrar o volume.
Coloque o óleo e o dendê numa frigideira média, coloque também a cebola com casca e leve ao fogo alto para esquentar. Modele os acarajés com duas colheres, passando de uma colher para outra, até formar o bolinho. Frite por cerca de 3 minutos, de cada lado, até que os bolinhos fiquem dourados, com a cor do dendê. Coloque sobre papel manteiga ou outro papel absorver o excesso do óleo.
Corte os acarajés ao meio, sem separar as duas metades, e recheie com uma colher de sopa de vatapá, molho de camarão e pimenta a gosto. Sirva quente.
Molho de camarão: Bata no liquidificador a cebola e um pouco de água, acrescente o camarão seco, só para misturar, sem dissolver. Leve ao fogo e, quando secar, acrescente o dendê.
Fonte: Correio da Bahia

Em destaque

NOTA À IMPRENSA

 NOTA À IMPRENSA A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à oper...

Mais visitadas