Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, setembro 28, 2008

Posicionamento da Igreja Católica gera contestação

Emanuella Sombra, do A TARDE
Tão antiga quanto o aborto é a discussão ética sobre a sua prática. Ao lado dos princípios cristãos, a Igreja é ferrenha em condenar o que chama de atentado contra a vida. Defensoras da integridade feminina em situações de risco, autoridades no assunto costumam tratar o tema como uma ilegalidade obsoleta porque atinge diretamente o poder de decisão da mulher.
Formado em biologia e doutor em bioética, o padre Adilton Pinto Lopes defende a vida embrionária sob o ponto de vista científico. “O zigoto já caracteriza uma vida humana, porque possui 46 cromossomos e é formado da junção de um espermatozóide com um óvulo, cada um com 23. Não existe uma etapa da vida mais importante que a outra”, afirma Lopes, acrescentando que, mesmo em casos de estupro, a mulher não deve tentar resolver o problema com outra violência.
Para alguns, a opinião do padre é tida como conservadora, representando posicionamento dogmático. “Não podemos criar políticas públicas com base em religião”, rebate Maria José Araújo, coordenadora regional da Rede Nacional de Saúde e Direitos Reprodutivos. A favor da legalização do aborto, entende que a alta taxa de mortalidade está ligada à ilegalidade com que é tratado o procedimento.
O sentimento de culpa ao interromper uma gravidez é uma seqüela psicológica com a qual as mulheres convivem por bom tempo. A secretária executiva Adriana (nome fictício), lembra que os primeiros meses pós-aborto foram de remorso e que as relações sexuais posteriores passaram a provocar medo e apreensão.“Cheguei a visitar clínicas bem equipadas. As mais baratas, como uma na Avenida Sete, pareciam açougues”, relata a secretária, que há quatro anos interrompeu sua segunda gravidez.
Fonte: A Tarde

Em destaque

Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo

  Chapa 1 – Arnaldo César Ricci (ABI Luta pela Democracia) vence a eleição para o terço do Conselho Deliberativo 17/04/2024 Imprimir A Chapa...

Mais visitadas