Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 18, 2008

Opinião - O aviso indignado do eleitor

Por: Villas-Bôas Corrêa

Villas-Bôas Corrêa
Uma curiosa iniciativa da Câmara dos Deputados, que passou quase desapercebida do distinto público e com escassa repercussão parlamentar resultou num dos mais significativos recados do eleitor, não apenas indignado, mas com a paciência no limite do estouro.
Trata-se de uma pesquisa sem nenhum rigor técnico, com 1.200 telefonemas sobre a credibilidade dos três poderes, além de outras entidades públicas.
A TV Câmara divulgou os resultados em noticiário de fim de noite. Registros discretos na mídia e reações de poucos deputados sepultaram o aviso que está a merecer um esforço de interpretação. Pois se não causa o espanto da novidade, cutuca no nervo exposto da crise moral e ética que assola os três poderes em doses diversas, mas que bradam a urgência de uma mobilização para acudir o desastre antes que seja tarde.
A repetida afirmação categórica de que atravessamos uma fase de inabalável consolidação do regime democrático, com as instituições funcionando com a regularidade de um relógio é uma dessas tolices dos que não querem enxergar a necessidade de urgentes corretivos, sempre adiados na prometida reforma política.
Como fechar os olhos na cegueira da fuga, diante do grito da pesquisa que empilha nos primeiros degraus da estima e confiança da sociedade, as Forças Armadas, a Igreja, a imprensa, a seita do bispo Macedo, os Correios, o Corpo de Bombeiros e, na rabada, no desprezo decrescente, os fregueses do Legislativo: Senado, Câmara dos Deputados, assembléias legislativas, câmaras de vereadores e partidos políticos.
No mutirão das últimas semanas em clima de véspera de campanha eleitoral, alguns deputados manifestaram a sua irritação com o que consideram uma clamorosa injustiça da população que ignora a dedicação dos parlamentares, com extenuante carga de trabalho da semana de três dias úteis. E debita na má vontade da imprensa, sempre crítica e injusta, que só destaca os pequenos erros de suas excelências e não exalta o lado limpo e claro do que é aprovado em benefício do povo.
Sem perder tempo com lamúrias da intrujice, a crise ética do Congresso, que se alastra pelo Executivo e salpica no Judiciário – ora com saudável desempenho na correção de abusos do Legislativo – vem de longe, rola morro abaixo e precisa ser detida com a urgência do alarme.
O caiporismo castigou a série de desatinos, que inverteu a mão, depois da fase dourada que se inicia com a queda da ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, em 45, e começa a virar o fio com a incompetência política e a ojerizas do governo do marechal-presidente Eurico Gaspar Dutra. O veto à candidatura natural do senador Nereu Ramos, pela copa e cozinha, abriu a cortina para a volta de Vargas, em 50, na crista da onda dos votos. Uma desforra pessoal e um erro político de dramáticas conseqüências.
O suicídio de Vargas, com o toque de genial jogada política liquidou com as remotas chances de um candidato udenista e garantiu a eleição de Juscelino Kubitscheck em 1955, depois da traumática deposição de Café Filho, o vice imposto pelo acordo com Ademar de Barros.
Até aqui, com os arranhões da pressão militar, o Congresso suportou os sacolejos da transição. Mas a mudança da capital para Brasília em construção, um canteiro de obras em que floresceu e ganhou viço a praga das mordomias, das vantagens, dos abusos que corroeram a popularidade o prestígio do Congresso.
A renúncia do embirutado Jânio Quadros abriu a porteira para os quase 21 anos da ditadura militar.
O resto fica para a próxima conversa.
Fonte: JB Online

Em destaque

Verba eleitoral do PL pagou invasão e falsificação de papéis contra Moraes

Publicado em 26 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Carla Zambelli se tornou um problema para seu parti...

Mais visitadas