Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, março 04, 2022

" Dentre todas as qualidades que o cercam, talvez a que mais fielmente traduza o perfil do jornalista Fábio Costa Pinto ao longo da sua trajetória profissional é certamente a luta incessante pela manutenção da liberdade de imprensa em nosso país. Pelo direito inalienável do profissional da comunicação exercer o seu ofício sem sofrer repressão de qualquer natureza, quer seja física ou ideológica."

                                             Foto: Divulgação arquivo pessoal. 





 Fabio Costa Pinto: Olá !


Prezado editor, 


Dentre todas as qualidades que o cercam, talvez a que mais fielmente traduza o perfil do jornalista Fábio Costa Pinto ao longo da sua trajetória profissional é certamente a luta incessante pela manutenção da liberdade de imprensa em nosso país. Pelo direito inalienável do profissional da comunicação exercer o seu ofício sem sofrer repressão de qualquer natureza, quer seja física ou ideológica. 


Com essa abordagem, escrita pelo colega jornalista Renato Di Paola e pela gentileza e carinho, vejo-me na "vaidade" de apresentar texto / artigo, o qual,  solicito publicação. 


Pela união e fortalescimento do trablho em favor dos queridos colegas profissionais da Imprensa. 


Um abraço do amigo de sempre. 


Fábio Costa Pinto

 Fabio Costa Pinto: Defensor dos direitos humanos e da 

liberdade de expressão.


Rio de Janeiro, 3 de Março de 2022


Por Renato Di Paola*  


Dentre todas as qualidades que o cercam, talvez a que mais fielmente traduza o perfil do jornalista Fábio Costa Pinto ao longo da sua trajetória profissional é certamente a luta incessante pela manutenção da liberdade de imprensa em nosso país. 


Pelo direito inalienável do profissional da comunicação exercer o seu ofício sem sofrer repressão de qualquer natureza, quer seja física ou ideológica.


Não foi à toa que o criador do coletivo IBI — Inteligência Brasil Imprensa (ibi.ong.br), que reúne jornalistas, radialistas e comunicadores, dentre outros profissionais de imprensa, vem se notabilizando na busca de uma abordagem transparente e investigativa, primando sempre pela defesa dos direitos humanos e do exercício digno e livre da profissão. 


Baiano de Salvador, Fábio milita há vários anos no seio da Associação Brasileira de Imprensa, procurando integrar a Bahia e o Nordeste do país ao jornalismo praticado no eixo Rio-São Paulo, Brasília e sul do Brasil. 


Nos últimos anos, Fábio Costa Pinto vem denunciando e cobrando incessantemente das autoridades policiais e jurídicas a apuração e punição para diversos e repetidos crimes cometidos contra jornalistas, radialistas e profissionais da imprensa na Bahia, no exercício da profissão.


Seus artigos têm sido publicados em importantes sites e jornais da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará e Amazonas. 


Colunista (colaborador) do Brasil 247 e do Jornal Brasil Popular, fundador do Jornal Repórter, com 17 anos de circulação, e da Central da Comunicação, Fábio também foi criador e fundador do Jornal Madre Notícias, de Madre de Deus, importante município da Região Metropolitana de Salvador, e ãncora da Rádio Comunitária local, Madre FM.


Ele coleciona passagens por assessorias de comunicação como da ABAV-BA, ABIH-BA, além de campanhas políticas e assessorias em cinco municípios baianos.


Conselheiro por três mandatos, sendo dois efetivos e um como suplente, da Associação Brasileira de Imprensa — ABI, é também associado da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo — Abraji.  


Provocador da audiência pública, junto a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Salvador, onde foi discutida a violência e ações de proteção aos profissionais de imprensa. 


O evento contou com a participação da deputada federal Lídice da Mata (PSB), relatora das Fake News no Congresso Nacional, da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj),  Maria José. Também do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, da Associação Bahiana de Imprensa, Ernesto Marques, Artigo 19, UFBA, TV 247, representantes do Movimento Negro e de jornalistas (Sindicatos) do Rio de Janeiro e São Paulo, além da presidente vereadora Marta Rodrigues (PT) entre outros vereadores da comissão.


Fábio Costa Pinto foi responsável e idealizador pela promoção da comemoração do Dia do Jornalista na Bahia, em 2017, em parceria com o presidente da Associação Bahiana de Imprensa, Dr  Walter Pinheiro, tendo na oportunidade homenageado 50 cronistas desportivos baianos. 


Ano seguinte, em 2018, junto ao Clube do Rádio, tendo como presidente o radialista, Almir Santana, promoveu o 1.º EcomBahia em parceria com a Faculdade Estácio de Salvador e a feijoada no dia do repórter. 


Costa Pinto é idealizador do projeto de Revitalização dos Jornais Impressos do interior baiano, tendo parceria com o SEBRAE, Associação Brasileira de Imprensa e amplo apoio da Assembleia Legislativa da Bahia, da bancada de deputados da base do governo do estado, em especial do Deputado Marcelino Galo (PT). 


Onde a revitalização dos jornais impressos, projeto de amplitude nacional, que pretende dar continuidade, bem como retornar ao conselho da casa dos jornalistas com sede no Rio de Janeiro.


Incansável defensor das liberdades, Costa Pinto em seus artigos, vem cobrando das autoridades da Segurança Pública, resposta e punição dos culpados pelos assassinatos dos profissionais de imprensa na Bahia. 


Provocou representação ao gabinete do Governador Rui Costa, da Bahia, apuração e prisão dos culpados.


Apresentou carta aberta a imprensa e as Comissões de Diretos Humanos, e da Justiça no legislativo baiano, denunciando e cobrando proteção, apuração aos crimes contras os profissionais de imprensa, pobres, negro e mulheres.


O Profissional Jornalista, turismólogo e especialista em ‘marketing’ político e comunicação estratégica, Fábio Costa Pinto nasceu em Salvador, na Bahia, em 23 de março de 1968. Filho do Magistrado José Mário Peixoto Costa Pinto (Juiz de Direito TJ-Ba) e da Artista Plástica Noelice Nascimento Costa Pinto (Professora da Escola de Belas Artes da UFBA). 


Possui um vasto currículo educacional, tendo se tornado técnico em Marketing e Propaganda, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) — Rio de Janeiro (1989), onde morou. Formado em Gestão de Negócios em Turismo, pela Faculdade de Turismo da Bahia (Factur), em Salvador — Bahia (2003) e posteriormente na UNIFASS, onde fez a graduação de Bacharel em Direito, (8.º semestre em curso). 


Em seguida, fez pós-graduação MBA em Mídia e Comunicação Integrada na Faculdade de Tecnologia Empresarial — FTE/Uniredebahia e atualmente especialização em Jornalismo Investigativo em São Paulo.


Jornalista sindicalizado com registro profissional (Mtb 33.166/RJ), ABI (Brasileira) Mat. E2521, Sinjorba n.º 2421 / FENAJ, Fábio se tornou Repórter qualificado pelo Programa Pró-Qualite/Sinjorba na Facom/UFBA, em 2001. 


Fábio trilhou carreira internacional, — trabalhando no Jornal “THE BRAZILIAN POST”, com atuação nos departamentos Comercial e de Distribuição, em Miami, Florida — Estados Unidos, (1995). 


Foi ainda Secretário Interino de Cultura e Turismo (1997), Assessor de Comunicação e Imprensa (2005 a 2007), além de Assessor I — Ascom entre 2011 e 2013, no município de Madre de Deus. 


Coordenador de Cultura e responsável pelo plano de turismo no município de Salinas da Margarida no Recôncavo baiano, Gerente Financeiro do Instituto de Rádiodifusão Educativa da Bahia  — Irdeb, TVE e Rádio Educadora FM (2019 a 2020). 


No mesmo ano, Fábio coordenou a comunicação estratégica, da Pré Campanha politica (2020) do Prefeito da Cidade de Paulo Afonso na região do São Francisco.

Nota da redação deste Blog - Nós da imprensa livre de Jeremoabo damos nosso testemunho a respeito do apaio recebido pelo amigo Fábio  na luta para que os "poderosos" os improbos, não consigam sufocar a nossa liberdade de impressa, onde usaram de todos meios covardes e escusos, inclusive apelaram até para agressão fisica(caso repórter Davi Alves) e difamatória, onde tentam até usar da justiça para amordaçar esse nosso Blog.

Tudo que nós fizermos ou falar, será pouco para agradecer a Fábio tudo que tem feito em nosas defesa e em defesa da liberdade da imprensa..

.

Em destaque

Desrespeito e Desinformação: A Polêmica Entrevista do Ex-Secretário de Jeremoabo

. Na entrevista concedida à Jeremoabo FM, o ex-secretário de Administração e Obras do governo Deri do Paloma demonstrou uma atitude lamentáv...

Mais visitadas